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IMG 1067 2Conhecer o argumento a partir da estruturação do pensamento, da linguagem e da comunicação como processos distintos. Com base nessa premissa, e bucando aprimorar o trabalho de auditoria, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) promoveu, por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o curso “Redação Argumentativa e Padrões aplicáveis aos Tribunal de Contas”, ministrado pelo auditor do Tribunal de Contas da União, Benjamim Lima Junior, nos dias 08, 09 e 10 de outubro, na sala de treinamento da ECPL. 

A palestra, que faz parte do Plano de Capacitação do TCE/BA, e que teve como público-alvo servidores dos Gabinetes, da Presidência, da Gerin, do MPC e da Seplen, contou com a exposição de vídeos, diagramação de argumentos, que é a maneira gráfica de representar a estrutura inferencial de um argumento, além de atividades com a intenção de atingir, de forma eficaz, a finalidade de transmissão de aprendizado.

IMG 1048 2 2A primeira etapa do método tratou de se debruçar sobre a estrutura do pensamento, permitindo identificar as inconsistências e erros. Para que, na segunda etapa, fosse possível escrevê-lo corretamente, observando os devidos pontos de linguagem, o que desencadearia no último e terceiro passo, que é comunicá-lo adequadamente. “O curso tem muita aplicação, justamente porque ele traz exemplos e resultados reais, ensinando as pessoas a argumentar de forma mais consistente para que assim se evite que o argumento apresentado seja refutado”, explicou o palestrante.

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de compreender e aplicar os conhecimentos necessários à estruturação do pensamento (raciocínios dedutivos e indutivos), da linguagem (Falácias) e comunicação, bem como a adequação aos modelos utilizados em comunicações oficiais. E deverá compreender os componentes do pensamento e sua formalização por meio de argumentos estruturados, identificar os conceitos da Lógica clássica e raciocínios dedutivos e indutivos. Também deverá distinguir os componentes da linguagem formal e informal e sua explicitação por meio de argumentos estruturados, identificando falácias usadas.

DEPOIMENTO

“Algumas vezes é possível, por causa do vocabulário técnico e rebuscado, que a comunicação fique ambígua no trabalho de auditoria. Ao aprimorar a redação e aprender uma maneira eficiente de construí-la, com uma linguagem mais apropriada, é possível que o trabalho seja finalizado mais rapidamente e até com uma melhor qualidade”.
Márcio Martins, chefe da corregedoria do TCE/BA.

"O curso sobre Argumentação Jurídica foi muito rico. Foi possível aprender com um professor, com formação em filosofia, sobre lógica, argumentação, estruturação do pensamento, exposição de ideias de forma escrita. Acredito que esse teor é interessante para o trabalho desenvolvido pelo TCE/BA e imagino que esse conhecimento será transmitido para os nossos colegas que não participaram. Apoio que o Tribunal continue promovendo cursos como este para os demais servidores da casa".
Gabriel Ferreira da Fonseca – Assessor no Gabinete da Conselheira Carolina Costa TCE/BA

"Sou pedagoga e um dos meus trabalhos desenvolvidos no TCM é na formação de quadros dos tribunais e, com essa perspectiva, estou aproveitando muito a oportunidade de participar do curso. Entendo que faz parte do desafio de uma boa entrega, dos Tribunais de Contas para a sociedade, a clareza do produto do trabalho do Controle Externo. E isso tem a ver com a forma como nós nos expressamos nesse produto. Por isso, acredito que o curso é extremamente positivo. A partir do que foi ensinado, seremos ainda mais capacitados a atingir o objetivo de comunicar com clareza, simplicidade e objetividade".
Gilmara Novais – servidora da Escola de Contas do TCM