IMG 2589Servidores do TCE botaram o pé na estrada, percorrendo a trilha dos bons hábitos de saúde na 5ª Caminhada de Prevenção contra a Obesidade, realizada na manhã do dia 5.10, no Centro Administrativo da Bahia. Em um percurso de aproximadamente 4 quilômetros, os participantes iniciaram o trajeto no TCE, seguindo pela 5ª e 3ª avenidas. Depois entraram na 1ª Avenida, fazendo o retorno na Balança e retomando o caminho para o TCE, na 4ª Avenida. A atividade contou com a presença do presidente do Tribunal, conselheiro Zilton Rocha, e do vice-presidente, Inaldo Araújo.

A 5ª Caminhada, que faz parte do Programa Saúde e Bem-Estar no TCE, é um alerta para a necessidade de cultivar hábitos saudáveis a fim de evitar as doenças causadas pelos fatores de risco que rondam a obesidade. Antes de os participantes iniciarem os exercícios de alongamento, Dr. Maurício Batista Nunes, gerente da GMO, traçou o panorama dos males ocasionados pelo excesso de peso. "Somos 35% de hipertensos no mundo inteiro, seja do sexo masculino ou feminino. Fatores de risco como a hipertensão, o colasterol elevado, o diabetes, o estresse, o
sedentarismo e a obesidade fazem com que sejamos obrigados, como profissionais da área de saúde, a alertar os grupos de risco e a participar de ações como essa, que promovam a qualidade de vida".

Em seguida, os servidores fizeram uma série de exercícios de alongamento orientados pelo preparador físico Maurício Pinto Cairo. O passo seguinte foi botar o pé nas vias do CAB, num clima de descontração geral. Na sua atividade diária de garçom no TCE, Luís Roberto Ribeiro dá boas caminhadas pelos corredores da Corte de Contas, no entanto admite que os percursos não são suficientes para eliminar o sobrepeso e cuidar melhor do coração. "Eu não faço exercícios com frequência, mas a partir de agora vou cuidar melhor da saúde. É a minha primeira caminhada e pretendo participar também das outras. Eu jogo uma bolinha de vez em quando, mas sei que levo uma vida sedentária e preciso mudar isso. Manter a saúde em dia é tudo de bom", disse.

Já o analista de controle externo Otoniel Jorge Magalhães Costa sinaliza que está no rumo certo. "Sempre faço minhas caminhadas. É fundamental para manter a saúde em condições ideais e evitar situações de risco como infarto. Todo ano faço um check-up para ver como as coisas estão, é importante sempre fazer um acompanhamento da saúde", explica.

A 5ª Caminhada de Prevenção contra a Obesidade mostrou também que, se cuidarmos bem da saúde, a idade nunca será empecilho para enfrentarmos a jornada com alegria. Um exemplo claro disso é o aposentado Arnaldo Barbosa da Silva. Aos 65 anos, ele fez questão de participar do evento e provou que ainda está com todo o gás: "A gente tem que pensar sempre na qualidade de vida. A aposentadoria não é o fim da carreira, e sim o início de uma outra fase. Hoje o profissional que se aposenta pode buscar muita qualidade de vida nos centros de convivência. Mas é importante também cuidar da saúde, fazendo o acompanhamento médico. Participo de quase
todos os eventos que acontecem aqui no Tribunal. Fiz uma relação muito boa aqui. Gosto de todo mundo", revelou.

Os últimos passos da caminhada foram marcados por um clima de confraternização entre os participantes, que, na chegada, fizeram mais alguns exercícios de alongamento e desfrutaram um saboroso lanche com frutas e iogurtes. O evento contou com apoio da Asteb, Diraf, Gerad, Secomp, Ascom, Polícia Militar e MedSalva.

DEPOIMENTOS

Para mim é um prazer estar aqui porque, como servidor da Casa, tenho a plena convicção de que uma instituição só sobrevive em função das pessoas que nela trabalham e que, acredito, para bem trabalhar e acreditar, é necessário que o servidor esteja bem consigo próprio. É bom entender que quanto mais cedo começarmos a nos cuidar, será melhor para todos – para nós mesmos, para a família, para o ambiente de trabalho. Desejo a todos um bom evento e que façamos isso de forma continuada".

Inaldo Araújo, vice-presidente do TCE

 

"A caminhada é o carro-chefe do Programa Saúde e Bem-estar no TCE. A proposta é mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância da prática de exercícios físicos e de esportes para a saúde. Além disso, entendemos que a caminhada é muito importante para fortalecer as relações interpessoais. Vemos as pessoas alegres, brincando e conversando nesse momento de descontração. É o momento de promover a saúde física e emocional".

Jussara Nélia Fidélis, psicóloga, integrante do Programa Saúde e Bem-Estar no TCE

 

"A atividade física é um elemento importante, independentemente de idade. Quanto mais damos prosseguimento à atividade física, mais benefícios nós vamos ter. Isso é comprovado por estudos. Hoje a mídia dá um enfoque muito grande à saúde e o principal enfoque é o exercício físico, que,
além do bem-estar, previne contra doenças e promove a socialização".

Maurício Pinto Cairo, professor de Educação Física

IMG 2559

 

 

 

 

 

 

IMG 2608

 

 

 

 

 

 

IMG 2634

 

 

 

 

 

 

IMG 2653

 

 

 

 

 

 

IMG 2655

 

 

 

 

 

 

IMG 2662

 

 

 

 

 

 

IMG 2670

 

 

 

 

 

 

IMG 2671

 

 

 

 

 

 

IMG 2679

 

 

 

 

 

 

IMG 2680

 

 

 

 

 

IMG 2687

 

 

 

 

 

 

IMG 2693

 

 

 

 

 

 

IMG 2695