2016 04 MaceioPalestraPresidente

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi um dos palestrantes do I Encontro Interestadual de Capacitação Técnica das Escolas de Contas, realizado na manhã desta segunda-feira (25.04), no auditório do TCE/AL, em Maceió. O evento teve como objetivo capacitar gestores públicos municipais para melhor desenvolver suas atividades, além de proporcionar maior integração entre as Cortes de Contas e intensificar os debates dos especialistas em Gestão Pública. O conselheiro Anselmo Roberto de Almeida Brito, diretor-geral da Escola de Contas Públicas Conselheiro José Alfredo Gaspar de Mendonça (TCE/AL), fez a abertura oficial do evento, que contou ainda com a participação do diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, Luciano Chaves de Farias.

O conselheiro-presidente do TCE/BA proferiu a segunda palestra da programação, discorrendo sobre o tema “Breve Abordagem sobre Fraudes na Administração Pública”. Palestraram ainda o presidente do TCE/SE, conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, que falou sobre “A função técnica do órgão de controle externo perante a sociedade”; e o conselheiro substituto do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – TCM/BA, Ronaldo Nascimento Santana, que abordou o tema “O Papel do Controle Interno no Último Ano de Mandato”. O Encontro foi encerrado pela diretora técnica da Escola de Contas Públicas Conselheiro Alfredo Gaspar de Mendonça, Cláudia Maria Albuquerque Pereira.

Na avaliação do diretor da ECPL, Luciano Chaves, o evento teve como objetivo principal a aproximação e o intercâmbio entre as Escolas de Contas e os Tribunais de Contas da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. "Haverá outros encontros nos demais tribunais e a ideia é que se plante uma semente para um futuro Congresso Nordestino dos Tribunais de Contas. A atuação conjunta e a troca de experiências são fundamentais para evoluirmos no exercício de nossas missões", ressaltou Luciano Chaves.