O Plano de Capacitação do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) é o documento norteador das ações de capacitação definindo temas, critérios, e metodologias a serem utilizadas para o desenvolvimento profissional do público-alvo formado por membros, servidores, jurisdicionados e sociedade civil. Está pautado em observância aos objetivos definidos no Planejamento Estratégico (PE) 2018- 2021 do TCE/BA e em consonância com as diretrizes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

Planos de Capacitação:

2018

2019

2020

2021

2022

2023

2024

RESOLUÇÃO 053/2021 

Clique aqui para visualizar a lista de Servidores com carga horária de capacitação em 2020

Principais Programas Educacionais - Objetivos:

 

Aprimoramento Estratégico dos Membros da Corte de Contas.

Visa possibilitar o acesso a novas informações e o intercâmbio de ideias, por intermédio de ações de curto prazo.

Formação e Ambientação de Novos Servidores.

Visa à integração e ambientação dos novos servidores, do TCE/BA, bem como ao desenvolvimento das competências mínimas necessárias à atuação profissional.

Formação Continuada de Servidores.

Visa proporcionar o constante desenvolvimento especializado do servidor do TCE/BA.

Desenvolvimento de Liderança.

Visa promover o fortalecimento dos gestores do TCE/BA nas competências essenciais à liderança, dotando-os de recursos e ferramentas que contribuam para facilitar a gestão e o desenvolvimento das suas equipes.

Gestão do Conhecimento.

Visa identificar, avaliar, compartilhar e utilizar o conhecimento da Instituição, proporcionando a resolução de problemas, buscando a eficiência dos seus processos, a partir de um conjunto de atividades que dispõem do uso de ferramentas facilitadoras

Apoio à Participação em Eventos Externos.

Visa apoiar a participação de Membros e servidores do TCE/BA em eventos de caráter técnico-científico institucional, promovidos por outras instituições, realizados no Brasil e no exterior.

Capacitação para Jurisdicionados

Visa oferecer ações educacionais que tratem de temas relevantes e de interesse para o controle da gestão pública.

Programa de Incentivo à Educação Superior (PIES).

Visa apoiar a elevação do perfil educacional e da aprendizagem contínua do seu corpo funcional para atender à complexidade e à diversidade das atividades desenvolvidas no TCE/BA, consoante a missão e a função social da Instituição.

Instrutoria Interna.

Visa formar e aperfeiçoar os instrutores internos com as competências pedagógicas necessárias ao exercício da Instrutoria Interna.

TCE em Debate.

Visa disseminar e intercambiar conhecimentos e experiências sobre o controle externo entre Membros e servidores do TCE/BA.

Jornadas Técnicas.

Visa criar um ambiente de atualização de conhecimentos técnicos com disseminação e troca de saberes, de forma a desenvolver e multiplicar expertises em temas atuais e relevantes para o controle externo.

Ciclo de Palestras.

Visa abordar assuntos e temas relevantes, de interesse institucional, buscando ampliar o conhecimento individual necessário para o aperfeiçoamento profissional.

EAD – NBASP.

Visa proporcionar a atualização sobre as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).

Ampliação da Atuação do Controle Social.

Visa informar e orientar sobre as formas e mecanismos de controle das ações do governo, o direito à informação, as prerrogativas que permitem aos cidadãos participar da gestão pública, de modo a contribuir para a correta aplicação dos recursos públicos.

Casa Aberta.

Visa estimular na comunidade estudantil do Ensino Fundamental II (do sétimo ao nono ano), do Ensino Médio e graduandos de instituições de educação superior da Bahia, o controle social, bem como despertar a consciência sobre a importância de se exercer plenamente a cidadania, por meio de novas perspectivas de atuação na sociedade e através do conhecimento das ações desenvolvidas pelo TCE/BA.

Casa Aberta Inclusivo.

Visa estimular nos alunos de escolas especiais, o controle social, bem como despertar a consciência sobre a importância de se exercer plenamente a cidadania, por meio de novas perspectivas de atuação na sociedade e através do conhecimento das ações desenvolvidas pelo TCE/BA.

Casa Aberta Itinerante.

Visa estimular na Sociedade Civil Organizada, o controle social, bem como despertar a consciência sobre a importância de se exercer plenamente a cidadania, por meio de novas perspectivas de atuação na sociedade e através do conhecimento das ações desenvolvidas pelo TCE/BA.

Parcerias

Visa à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica do quadro de pessoal, bem como ao desenvolvimento institucional, por meio do intercâmbio de conhecimento e experiências entre os partícipes.

TCE em Campo.

Visa capacitar a sociedade civil organizada, servidores e administradores públicos municipais e estaduais sobre temas relacionados à gestão e ao controle das políticas públicas.

Políticas Públicas: a Arte do Encontro.

Visa à formação, aperfeiçoamento e especialização técnica do quadro de pessoal, bem como ao desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos, atividades complementares de interesse comum dos partícipes.

Cooperação: Planejamento e Controle.

Visa à formação, aperfeiçoamento e especialização técnica do quadro de servidores públicos, bem como ao desenvolvimento institucionalpor meio do debate de temas de interesses comuns.

Programa de Estágio de Estudantes de Ensino Médio, Técnico Profissionalizante e Superior.

Visa proporcionar aos estudantes uma preparação para o trabalho produtivo, por meio do aprendizado prático, em complementação ao conhecimento teórico adquirido em suas instituições de ensino.