VAGAS LIMITADAS

TCE

III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia realizarão nos dias 10 e 11 de março de 2020 o III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta.

Na edição de 2020, o Seminário contará com três mesas de debates: a primeira delas destinada ao “Financiamento da Educação e o Novo Pacto Federativo”, a segunda discutirá “A ausência do Sistema Nacional e Estadual de Educação e os impactos na articulação entre os sistemas de ensino” e a terceira será dedicada a questões sobre o regime de colaboração e o Sistema Nacional de Educação.

Serão também oferecidos três minicursos, voltados ao planejamento público e às ferramentas de gestão desenvolvidas pelos Tribunais de Contas baianos: o Índice de Performance da Educação nos Municípios (IPEM) e o aplicativo Na Ponta do Lápis.

O evento reunirá palestrantes nacionais, pesquisadores, auditores, parlamentares, assessores parlamentares, dirigentes estadual e municipais, professores, membros dos Conselhos de Educação, integrantes do controle social, membros dos Ministérios Públicos, entre outros atores interessados no tema.

Além do formato presencial, o evento será transmitido pela TV Assembleia, com retransmissão nas Câmaras de Vereadores, e pelo Canal Educação é da Nossa Conta - YouTube, a fim de possibilitar a participação de todos os interessados dos mais variados cantos do país.

Tendo em vista que em 2020 são comemorados os 120 anos de nascimento do ilustre baiano Anísio Teixeira, o III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta será também uma oportunidade para homenagear esse profissional reconhecido internacionalmente pela defesa da educação pública do Brasil e cujas palavras vivificam a busca por uma educação de qualidade: “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública.”

Participe, opine e colabore!

CRIE PONTOS DE RETRANSMISSÃO NO SEU MUNICÍPIO

Sua Organização/Instituição pode criar pontos de retransmissão para o III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta.

Havendo o interesse da Organização/Instituição no Seminário, será então formalizado o compromisso entre os Tribunais e o interessado, pelo qual nos comprometemos a realizar as inscrições, a transmissão do evento e a certificação do participante, enquanto a Organização/Instituição ficará responsável pela divulgação e pelo oferecimento da infraestrutura para videoconferência, correspondente a um espaço que comporte, no mínimo, 15 pessoas, tela com proporções adequadas e conexão à internet.

Baixe aqui o Termo de Adesão.

O Termo de Adesão deve ser devolvido assinado pelo email escoladecontas@tce.ba.gov.br até 28/02/2020, informando o local onde será realizada a transmissão do evento.

8h00 - Credenciamento

9h00 - Cerimônia de Abertura

10h00 - 1ª Mesa:

• Financiamento da Educação e o Novo Pacto Federativo Painelistas: Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto (USP) e Prof. Dr. Thiago Alves (Coordenador do projeto Simulador de Custo-Aluno Qualidade (SimCAQ) Mediadora: Deputada Estadual Fabíola Mansur – Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tec. e Serviço Público

11h30 - Debate

12h00 - Intervalo para o almoço

14h00 - 2ª Mesa:

• A ausência do Sistema Nacional e Estadual de Educação e os impactos na articulação entre os sistemas de ensino Painelistas: Profa. Gilvânia da Conceição Nascimento (Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Bahia) e Profa. Dra. Alda Muniz Pepe (UESC) Mediador: Williams Panfile (Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia)

16h00 - Debate

16h30 - 16h50 - Atração Cultural

16h50 - 17h00 - Encerramento

8h00 - Welcome Coffee

9h00 - 12h00 - Minicursos

- Ciclo Orçamentário: Do Planejamento à Avaliação e Replanejamento da Política Pública de Educação
    • Público Alvo: Assessores parlamentares e membros do controle social
    • Instrutoras: Thaiz Braga e Josimeire Leal
    - Inovações na fiscalização da educação no TCM-BA.
    • Instrutoras: Jumara Novaes e Maíra Oliveira Noronha
    - Aplicativo na Ponta do Lápis
    • Instrutora: Naila Garcia Mourthé
    • Instrutora: Fabricia Oliveira

14h00 - Experiência Sobral.

• Apresentação: Ivo Gomes, (Prefeito do Município de Sobral/CE)

15h00 - 3ª Mesa:

• Regime de Colaboração e o Sistema Nacional de Educação
    • Painelistas: Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG) e Dr. Paulo de Sena Martins (Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados)
    • Mediadora: Profa. Dra. Alessandra Assis (Coordenadora do Fórum Estadual de Educação da Bahia

16:00h - Debate

16h30 – 16h50 - Atração Cultural

16:50 – 17h00 - Agradecimentos finais e encerramento

josé Marcelino

Marcelino

Doutor em Educação e Professor Titular da US

thiago_alves