Coletanea-Educacao-vol2

* Mestre e doutora em Educação pela UFBA, professora e pesquisadora no campo das políticas e da gestão da educação, com aprofun- damento nos estudos sobre federalismo brasileiro, regime de colaboração e formação de professores da educação básica, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. E-mail: mariacoutocunha@gmail.com. ** Mestre e doutor emEducação pela UFBA, com aprofundamento nos estudos sobre o federalismo brasileiro, regime de colaboração e finan- ciamento da educação. Docente da Educação Básica na rede estadual de ensino da Bahia. E-mail: jean.mario@enova.educacao.ba.gov.br PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA 2016/2026: MONITORAMENTO E PERSPECTIVAS NO MEIO CAMINHO DE SUA IMPLEMENTAÇÃO Maria Couto Cunha* Jean Mário Araújo Costa** RESUMO O presente artigo apresenta e discute os principais indicadores das metas do Plano Estadual de Educação da Bahia 2016/2026 (PEE-BA), a partir de estudos realizados pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia. Em termos metodológicos baseou-se em informações de fontes oficiais dos governos, em sua grande maioria do IBGE, do MEC/Inep, da Superintendência de Estu- dos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) da Secretaria de Planejamento da Bahia (SEPLAN) e da Secretaria de Educação do Estado, tendo como horizonte temporal a série de anos de 2016 a 2019. Para a apresentação e discussão dos resultados, optou por apresentar o conteúdo agrupando as metas conforme as prioridades estabelecidas no campo educacional, inscritas na legislação específica e de acordo com o perfil do público a que tais metas se destinam. A partir das análises, conclui-se que os sistemas de ensino do estado ainda não conseguiram universali- zar a oferta da Educação à população de 4 a 17 anos na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, conforme determinam os textos legais. Por outro lado, grande parte das metas 53 Volume 2 – Gestão, Controle Interno e Controle Social

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