Estão abertas as inscrições para o "Concurso de Textos Literários e Artes Visuais Estudantis: 100 Anos do Tribunal de Contas da Bahia", lançado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) em parceria com Secretaria da Educação do Estado. O concurso visa despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados ao controle do dinheiro público, ética, transparência e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destas temáticas nas escolas.

Os educadores deverão trabalhar os temas com os estudantes e acompanhar a confecção dos trabalhos em sala de aula. "Para escrever ou desenhar sobre o Tribunal de Contas, o estudante precisará pesquisar sobre a instituição. E nosso objetivo é esse, o de aproximar os estudantes do Tribunal de Contas e despertar neles o controle social", ressaltou Inaldo da Paixão, presidente do TCE.

Podem participar do concurso todos os estudantes do ensino fundamental, médio e equivalentes da rede pública estadual. Para isso, a escola precisa acessar baixar o Termo de Cooperação, o regulamento, a ficha de inscrição, os termos de autoria da obra, de autorização de imagem e voz, dentre outros.

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

ARTE E CULTURA

O Concurso de Textos Literários e Artes Visuais Estudantis nasce dos bons resultados alcançados pela Secretaria da Educação com projetos artísticos, a exemplo do Tempos de Arte Literária (TAL) e o Artes Visuais Estudantis (AVE), que são desenvolvidos na rede estadual e culminam com sarau e exposição no Encontro Estudantil. Para o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Eliezer Silva, projetos de arte, esporte e cultura fomentam a formação plena do estudante. "São projetos que contribuem e fortalecem, também, o aprendizado nas disciplinas regulares, e que elevam a autoestima de estudantes, educadores e de toda a comunidade escolar".

"Estas ações vêm acontecendo há oito anos. Praticamente toda a rede estadual desenvolve os projetos artísticos, em suas distintas linguagens, como a dança, a literatura, os vídeos estudantis, patrimônio, artes visuais, artes fílmicas e a música", explica Nide Nobre, coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.

Para Ana Vitória Ribeiro, que foi finalista do TAL em 2010, com o poema Delírios D'água, o concurso é mais um estímulo ao protagonismo juvenil nas escolas. "É nesses projetos que a gente se reconhece como pessoa, como artista. Isso é muito importante para nossa aceitação, nossa autoestima", acredita.

Texto produzido pela Ascom da Secretaria da Educação.