Segunda, 22 Mai 2017

Camacã

Caravana da Ouvidoria atinge 150 mil ouvintes de Camacã e cidades circunvizinhas

Em Camacã, o ouvidor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Paulo Figueiredo, divulgou as atribuições da Corte de Contas baiana para 150 mil ouvintes no programa Falando a Verdade, produzido pela Rádio Regional Sul FM 95.1, e comandado pelo radialista Paulo José. Além de orientar os cidadãos sobre o acesso à Ouvidoria, nesta quarta-feira (17.05), o servidor chamou a atenção dos ouvintes para a necessidade da participação popular na administração pública por intermédio do controle social. “O cidadão que está na ponta, onde o serviço é prestado, tem a obrigação e o dever de ficar de olhos bem abertos. Afinal de contas, trabalhamos 151 dias para bancar toda essa máquina administrativa”.

Paulo Figueiredo esclareceu que o cidadão, ao perceber alguma irregularidade, pode solicitar também o sigilo das informações. Ele explicou que o registro pode ser por meio dos canais disponíveis de comunicação do Tribunal, a exemplo do endereço eletrônico (www.tce.ba.gov.br), do WhatsApp (71) 99902-0166 da instituição ou pelo telefone 0800 2843115.

Ao ser perguntado sobre a competência de cada órgão de controle para auditar os recursos, o ouvidor disse que as informações disponíveis na placa da obra são fundamentais para indicar a responsabilidade. O ouvidor sinalizou que é obrigação do gestor público colocar a placa de identificação e que ela deve ser instalada em local visível e legível do lado da via pública. “Toda obra pública tem uma placa e ela precisa informar de onde vem o recurso, início e término da obra, além do valor total para execução”.

O servidor do TCE/BA destacou ainda os avanços do Tribunal ao investir em projetos como o TCE em Campo, Caravana da Ouvidoria e Ouvidoria vai à Escola, este último em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. Foram apresentados ainda os produtos de divulgação institucional da Corte de Contas baiana, como a “Versão Cidadã do Parecer Prévio sobre as Contas de Governo do Chefe do Poder Executivo”, as revistas em quadrinhos “Heróis da Cidadania conhecem o TCE/BA” e “Você no Controle”, além da cartilha “O TCE/BA quer ouvir você.

Na avaliação do âncora, a Caravana da Ouvidoria é um importante instrumento de conscientização da população para auxiliar o TCE/BA na fiscalização dos recursos públicos. “Quero agradecer essa oportunidade de levar conhecimento aos ouvintes. Pagamos nossos impostos e temos o direito de ter obras e serviços de qualidade. Para isso, é necessário acompanhar as obras feitas pelos nossos gestores. Esse projeto presta um grande serviço ao contribuinte baiano. Voltem sempre!”

A Caravana da Ouvidoria segue para o município de Canavieiras.

Segunda, 22 Mai 2017