Quinta, 31 Agosto 2017

Cruz das Almas

Caravana encerra nono roteiro de viagens alcançando 320 mil ouvintes

A Caravana da Ouvidoria encerrou o nono roteiro de viagens, nesta sexta-feira (01.09), atingindo 320 mil ouvintes nos municípios de Valença, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. A Rádio Panorama 93.7 FM foi 85ª emissora visitada em dois anos do projeto, que tem como objetivo divulgar as ações e competências do TCE/BA e convidar os cidadãos a exercer o controle social.

O ouvidor adjunto do TCE/BA, Paulo Figueiredo, concedeu entrevista, na manhã desta sexta, à Rádio Panorama 93.7 FM, no programa Jornal Transamérica, comandado pelo radialista Natan Mobuto. O programa atingiu 50 mil ouvintes da cidade e região.

Questionado sobre a principal função do TCE/BA, o ouvidor esclareceu para a população sobre o trabalho do órgão de fiscalizar a aplicação do recurso público e convenceu que a participação cidadã é fundamental para inibir desvios.

Em seguida, para responder como o cidadão pode contribuir com o trabalho do órgão de controle, o ouvidor utilizou o exemplo da construção de uma praça pública para mostrar como identificar irregularidades e alertou para as informações disponíveis na placa de identificação da obra, a exemplo da origem do recurso, o valor disponibilizado e seu prazo de execução. O servidor do TCE/BA deu também algumas dicas que evidenciam que há algo de errado com a obra.

Figueiredo explicou que o cidadão deve utilizar os canais de comunicação da Ouvidoria para fazer suas manifestações, por meio do endereço eletrônico www.tce.ba.gov.br/ouvidoria, pelo telefone (0800 284 3115) e pelo Whatsapp (71 9 9902 0166).

Foram apresentados ainda os produtos de divulgação institucional da Corte de Contas baiana, como a “Versão Cidadã do Parecer Prévio sobre as Contas de Governo do Chefe do Poder Executivo”, as revistas em quadrinhos “Heróis da Cidadania conhecem o TCE/BA”, Você no Controle” e as cartilhas "O TCE/BA quer ouvir você" e “Com você a nossa rede é mais forte”.

Responsável pela entrevista, Natan Mobuto parabenizou o projeto e afirmou que esse trabalho de conscientização é essencial para tirar o mau gestor de circulação. “Vocês podem contar conosco para divulgarmos ainda mais a missão do TCE/BA. Os cidadãos precisam ser provocados para auxiliar na fiscalização”.

Quinta, 31 Agosto 2017