Valença

Caravana fala de controle social para 50 mil ouvintes em Valença

 

Cerca de 50 mil ouvintes da Costa do Dendê acompanharam, nesta quarta-feira (30.08), a entrevista do ouvidor adjunto do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Paulo Figueiredo, na Rádio Rio Una FM 87.9, no município de Valença. Durante o programa De cara com a Verdade, comandado pelo radialista Airton Lira, Figueiredo apresentou a Caravana da Ouvidoria, projeto itinerante da Corte de Contas baiana que tem por objetivo aproximar o TCE/BA do cidadão.

O radialista aproveitou a oportunidade para fazer alguns questionamentos levantados pelos ouvintes, a exemplo de como o cidadão pode acionar os canais de comunicação da instituição? Como colaborar com a Corte de Contas na fiscalização do dinheiro público? Além de esclarecer as dúvidas, o servidor aproveitou para explicar ainda sobre as principais atribuições da Casa de Controle, dando ênfase ao papel assumido pelo cidadão como o ator mais importante nas transformações sociais.

Paulo Figueiredo convidou os ouvintes a participar da fiscalização dos recursos públicos, ressaltando que a instituição não possui quadro suficiente para investigar as obras dos 417 municípios baianos. “Se os ouvintes entenderem a importância da instituição, teremos mais fiscais, e as obras serão de melhor qualidade e mais serviços serão prestados de forma adequada. E quem ganha com isso é toda a comunidade”.

O apresentador elogiou a iniciativa do TCE/BA em se aproximar dos cidadãos com a finalidade de orientar as comunidades do interior do estado. “A população de Valença precisa de uma entrevista como essa. O nosso papel como cidadão é denunciar e o do órgão é fiscalizar. Participem! Precisamos exigir transparência dos nossos gestores e acompanhar de perto a aplicação dos nossos recursos. Parabéns pelo trabalho de conscientização”.

A Caravana está no nono roteiro de viagens e já foram visitadas 83 rádios comerciais e comunitárias em várias regiões do estado.

 

Domingo, 27 Agosto 2017