itabunaEm busca contínua do aperfeiçoamento da execução das políticas públicas educacionais, o “Educação é da Nossa Conta - Na Estrada" chegará a Itabuna no dia 14 de dezembro (uma quinta-feira). Nesta segunda edição itinerante do projeto, que visa proporcionar a formação e a troca experiências entre instituições públicas, autoridades municipais e cidadãos, serão ofertados 12 minicursos (seis por turno) sobre os desafios e caminhos para melhoria da educação.

A iniciativa é resultado da colaboração entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o Ministério Público do Estado da Bahia (MPE), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), o Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC/BA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O público-alvo do encontro é formado pelos prefeitos, secretários(as) municipais de educação, servidores municipais envolvidos com a política educacional, conselheiros municipais de Educação, conselheiros do Fundeb, membros dos Fóruns Estadual e Municipais de Educação, pesquisadores das Universidades, gestores escolares (diretor(a) escolar/coordenador(a) pedagógico(a)) dos municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

Com base na avaliação dos participantes da edição anterior, que fez a primeira parada no município de Alagoinhas, o encontro foi reestruturado para um dia, de modo a garantir a participação integral dos interessados. Cada inscrito terá oportunidade de assistir a dois minicursos, um em cada turno.

Os temas são: Compatibilização dos instrumentos de planejamento orçamentário e planos de educação (TCM/BA); Controle social e participação na fiscalização da educação (TCM/BA); Financiamento da Educação e o Fundeb Permanente (TCE/BA); Uso de dados e indicadores no acompanhamento de políticas públicas educacionais (TCE/BA); Enfrentamento ao racismo e ao abuso sexual infantil (DPE/BA); Direitos Humanos e a construção de sentidos sociais para gestão e construção de políticas públicas (TJ/BA); Resultado do Índice de Melhoria da Educação da Bahia – IMED (SEC/BA); Projeto de Educação Inclusiva: todas as escolas são para todos os alunos (MP/BA); O Programa Nacional de Alimentação Escolar como garantia de acesso ao Direito Humano à Alimentação Adequada (SEC/BA).

Além das capacitações, um servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estará a disposição durante todo o evento para atendimento técnico sobre obras, Plano de Ações Articuladas (PAR) e prestação de contas.

A programação completa está disponível no endereço: https://educacaoedanossaconta.ba.gov.br/naestrada/itabuna.

linguagemCom o objetivo de facilitar a compreensão de informações e, assim, ampliar o acesso da sociedade a serviços públicos e estimular o exercício da cidadania e o controle social, a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, (Atricon) recomendou que as Cortes de Contas do País adotem uma linguagem simples e o direito visual, tanto em peças técnicas, como relatórios de auditoria, pareceres e decisões, quanto na própria comunicação institucional das Cortes.

A entidade divulgou a Nota Recomendatória 04/2023 (no dia 08.11), que leva em consideração medidas como a Lei Federal 13.460, de 2017, que estabelece, em seu artigo 5º, inciso XIV, o uso de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos, e a Recomendação 144 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 25 de agosto de 2023, que recomendou que a linguagem simples deve prevalecer em todos os atos administrativos e judiciais expedidos pelos Juízos, Tribunais e Conselhos, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE/RS), comentou sobre a importância do tema para que a cidadania possa conhecer melhor, acompanhar e controlar o que os TCs fazem, além de contribuir com a fiscalização da gestão pública. “A adoção da linguagem simples e do direito visual pelas Cortes de Contas se faz essencial porque abre portas para facilitar o entendimento de matérias mais complexas, com as quais nem todas as pessoas estão acostumadas”, ressaltou.

A sugestão encaminhada pela Atricon aos Tribunais propõe que a adoção da linguagem simples e do direito visual se estenda aos relatórios de auditoria, pareceres, decisões, atos administrativos e comunicações em geral, propiciando uma maior facilidade no entendimento destas publicações. A Nota também recomenda que as Cortes editem documento, em versão simplificada, que ajude a compreensão para os atos que veiculam conteúdo essencialmente técnico-jurídico.

Entre as diretrizes apresentadas na recomendação, está a aplicação de um código de resposta rápida (QR Code) a fim de fornecer informações complementares relacionadas aos documentos, bem como para possibilitar o acesso a formas alternativas de comunicação, como áudios, vídeos legendados e com janela de libras, entre outras possibilidades.

A nota também recomenda que as Cortes promovam ações para institucionalizar, disseminar e incentivar a implementação do uso da linguagem simples e do direito visual, através de ações como capacitações, guias, cartilhas, glossários e modelos que auxiliem a simplificação, bem como a uniformização, da identidade visual em suas unidades, com a participação dos laboratórios de inovação e da área de comunicação social.

premioO Instituto Rui Barbosa (IRB) divulgou nesta segunda-feira (27.11) o resultado oficial do Prêmio IRB de Jornalismo que teve como tema “A atuação dos Tribunais de Contas para a melhoria das políticas públicas do país”. Foram submetidos trabalhos de reportagem em três categorias: Telejornalismo; Radiojornalismo; e Webjornalismo.

Os trabalhos foram analisados e avaliados por uma Comissão Julgadora composta pelos Conselheiros Edson Ferrari, Membro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-/GO), representando as Cortes de Contas do Brasil; e Inaldo Araújo da Paixão, Membro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), como representante do IRB; e os jornalistas Salomão de Castro, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); e Inês Aparecida, representando a Associação Brasileira de Imprensa (ACI).

Após a análise de critérios como a adequação dos trabalhos ao tema, multiplicidade e qualidades das fontes, bem como a inovação e criatividade das informações, a Comissão Julgadora homologou o resultado, por categoria, conforme consta do Edital 06/2023-IRB.

VENCEDORES

Telejornalismo
1º Colocado: “Obras do Canal do Fragoso ainda estão pela metade depois de dez anos”. Autor: Wagner Sarmento (PE)
2º Colocado: “Mulheres no Controle: TCE-RN faz auditoria sobre violência de gênero e rede feminina de apoio”. Autor: Sérgio Henrique Santos (RN)

Radiojornalismo
1º Colocado: “A fiscalização dos Tribunais de Contas nos Planos de Educação”. Autor: Mateus Bitencourt (SC)
2º Colocado: “O enfrentamento dos Esgotamentos Sanitários”. Autor: Kayo Passos (CE)

Webjornalismo
1º Colocado: “Maria vai à creche: com 30 mil crianças na fila por escola em MS primeira infância vira prioridade”. Autor: Aliny Mary Corrêa (MS)
2º Colocado: “Água e esgoto: como os Tribunais de Contas irão fiscalizar o novo Marco do Saneamento”. Autor: Alessandra de Oliveira (CE)

Os primeiros colocados em cada categoria receberão premiação no valor de R$ 7.000,00 acompanhado de certificado de participação, e os segundo colocados receberão premiação no valor de R$ 3.000,00.

A solenidade de premiação será realizada no dia 1º de dezembro, durante a programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), em Fortaleza-CE, integrando o calendário de ações comemorativas aos 50 anos do Instituto Rui Barbosa.

Resumo da Semana Plenario portalOs conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) concluíram os julgamentos de 61 processos e, devido a irregularidades apontadas pelas equipes de auditores, desaprovaram as prestações de contas de cinco convênios, de um Termo de Adesão e de um Plano de Ação, tendo imputado débito de R$ 102.986,80 e aplicado R$ 4.500,00 em multas a gestores. Dos processos com julgamentos concluídos, 25 foram apreciados durante as sessões colegiadas (Plenário e Câmaras) e 35 foram decididos de forma monocrática.

PLENÁRIO
Nas duas sessões do plenário da semana (terça-feira, 21, e quinta-feira, 23), foram concluídos os julgamentos de três prestações de contas de unidades da administração direta e indireta. As contas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), referente ao exercício de 2020, foram aprovadas com ressalvas e expedição de determinação e recomendações; também com ressalvas, determinações e recomendações, foi aprovada a prestação de contas da Polícia Militar da Bahia (PM/BA), unidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), relativa ao exercício de 2021; e, apenas com recomendações, foi aprovada a prestação de contas da Casa Civil do Governo do Estado, referente ao exercício de 2022.

O Tribunal Pleno também concluiu os julgamentos de dois processos de auditoria e inspeção: um que teve como objeto monitorar o atendimento às deliberações constantes da Resolução 035/2018 do Tribunal de Contas, abrangendo o período de 01/07/2018 a 28/10/2021 (decisão pela reiteração das determinações e recomendações constantes da Resolução 035/2018 que não tenham sido atendidas e cumpridas); e o outro, uma Auditoria de Conformidade, realizada no âmbito da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), no período de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2022 (decisão pela juntada dos autos à prestação de contas da SEC, exercício de 2022, mais expedição de recomendação).

Dois processos de denúncia também foram julgados, ambos decididos pelo conhecimento e improcedência: o primeiro teve como denunciante a empresa Sinales Sinalização Espírito Santo Ltda e denunciada a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb); e o segundo, de autoria da empresa O Universitário Restaurante Indústria, Comércio e Agropecuária Ltda contra a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap)/José Antonio Maia Gonçalves (Contrato 038/2022 (Dispensa emergencial 120/2022).

Por fim, foi apreciado um recurso de revisão tendo como recorrente o Estado da Bahia/ Núcleo de atuação da PGE junto ao TCE/BA e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e recorrido o Acórdão 032/2023 do Tribunal Pleno do TCE/BA (decisão final pelo conhecimento e improvimento do feito).

PRIMEIRA CÂMARA
Na sessão ordinária da terça-feira (21.11), a Primeira Câmara aprovou, com ressalvas e expedição de recomendações, a prestação de contas do convênio 006/2013, firmado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Também com ressalvas e recomendações, foram aprovadas as contas do convênio 088/2015, que a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) firmou com a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf).

E a Câmara concluiu o julgamento de um processo de embargos de declaração, tendo como embargante Hélio Francisco Vinhas e embargada a Resolução 103/2023 da Primeira Câmara do TCE/BA, com decisão pelo conhecimento e rejeição do feito.

SEGUNDA CÂMARA
Na quarta-feira, em sessão ordinária, a Segunda Câmara concluiu os julgamentos de 14 processos, sendo seis referentes a convênios, um a Termo de Adesão, um a Termo de colaboração, um a Plano de Ação e cinco envolvendo a área de pessoal.

Foram desaprovadas seis prestações de contas: do convênio 113/2010, firmado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a Prefeitura Municipal de Serrinha; do Termo de Adesão 149/2006 ao convênio 243/2005, firmado pela Secretaria de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais do Estado da Bahia (Secomp) com a Prefeitura Municipal de Cândido Sales; do Plano de Ação 052/2010, entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e a Prefeitura Municipal de Botuporã; do convênio 224/2012, firmado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a Associação dos Pequenos Empreendedores da Apicultura de Cansanção (com imputação de débito à entidade e ao gestor responsável, de forma solidária, no montante de R$ 102.986,80, e aplicação de multa de R$ 3 mil ao mesmo gestor).

Também foram desaprovadas as contas dos convênios 01/2009 e 03/2009 que o Instituto de Gestão das Águas (Ingá) - sucessor Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), firmou com a Fundação de Assistência Sócio-Educativa e Cultural (Fasec); e do convênio 038/2012, firmado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A (EBDA) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

A prestação de contas do convênio 092/2015, que a CAR firmou com a Associação Beneficente de Pessoas Carentes de Ibitiara foi aprovada, porém com imposição de ressalvas e aplicação de multa, de R$ 1.500,00, à gestora responsável pela entidade; já as contas do convênio 109/2013, firmado também pela CAR, com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Quatro Comunidades, teve como resultado de julgamento a aprovação plena; também de forma plena foi aprovada a prestação de contas do Termo de Colaboração 043/2018, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) firmou com a Associação Comunitária Mantenedora da Escola Família Agrícola do Sobradinho (Amefas).

Por fim, foram concluídos os julgamentos de cinco processos envolvendo a área de pessoal: um de aposentadoria, oriundo da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e tendo como interessada a servidora Luciana Maria Nunes da Silva (final pelo reconhecimento do registro tácito do ato aposentador e concessão de registro às portarias retificadoras); um de retificação de aposentadoria, tendo como origem a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e como interessada a servidora Lenícia Miranda dos Santos (concessão de registro às portarias retificadoras do ato aposentador original);

Dois processos foram de novação de aposentadoria, ambos oriundos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e com o mesmo resultado final, a concessão de registro às portarias que modificaram os atos aposentadores: da servidora Sueli Alves da Cruz, e da servidora Rita de Cássia Figueiredo de Souza. E um processo de contratação de pessoal pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), teve como decisão a concessão de registro aos atos admissionais.

primeira foto1Dando continuidade ao processo de elaboração do Planejamento Estratégico 2024-2027 do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), a Diretoria de Gestão Estratégica (DGE) promoveu reuniões, nos dias 23 e 24.11 (quinta e sexta-feira), com o objetivo de fazer um refinamento nos objetivos estratégicos, indicadores, metas e iniciativas que foram elaborados durante a realização das Oficinas do Planejamento Estratégico 2024-2027.

A reunião contou com a presença de consultores da MBS Consulting, Christian Longhi e Christian Cardozo, e de gestores e representantes do Gabinete da Presidência, Superintendência Técnica (Sutec), Secretaria-Geral, Ouvidoria, Escola de Contas Conselheiro Pedreira Lapa, Coordenação de Recursos Humanos, Assessoria de Comunicação e Cedasc.

Para o superintendente da Sutec, José Raimundo Bastos de Aguiar, é de fundamental importância para qualquer organização o engajamento de todos os servidores e, sobretudo, da alta administração no ciclo do planejamento estratégico. E prosseguiu: “Fiquei muito feliz nessa oportunidade mais recente, pois tivemos encontros muito proveitosos, com resultados bastante relevantes e realistas. Por isso, tenho a certeza de que esse planejamento estratégico será muito útil nos próximos quatro anos, e servirá de base para que o nosso Tribunal de Contas possa evoluir e prestar melhores resultados para a sociedade”.

Já o auditor estadual de controle externo José Luís Bonfim esclareceu que “esses encontros são importantes para contribuir, discutir e construir em conjunto com demais colegas elementos relevantes do planejamento estratégico do TCE para 2024-2027”.

Na avaliação da ouvidora adjunta Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, o processo está sendo bem enriquecedor e sendo conduzido da melhor forma possível, o que permite uma construção participativa, em que diversos setores do Tribunal contribuem de acordo com suas experiências e vivências. “As pessoas estão tendo a oportunidade de apresentar suas expectativas e o que desejam para um Tribunal melhor. Sinceramente, a equipe de planejamento está de parabéns pela forma como está conduzindo e conseguindo envolver os diversos setores do Tribunal nessa construção”, explicou.

A próxima etapa compreende validar os objetivos estratégicos, indicadores, metas, iniciativas e projetos e consolidar os elementos do PE-2024-2027 para a redação final do Planejamento Estratégico 2024-2027, que será levado para deliberação do Tribunal Pleno.

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