IMG 3075Cinquenta e oito alunos, dos 2º e 3º anos do Colégio da Polícia Militar do Lobato, participaram, na tarde desta quinta-feira (05.04), da primeira edição do Projeto Casa Aberta de 2018. Pela primeira vez, o projeto recebeu a visita de alunos da rede pública, que tiveram a oportunidade de conhecer o Gabinete da Presidência, as instalações da Corte de Contas baiana, entender sobre o funcionamento do Tribunal, além de acompanhar uma sessão plenária.

O projeto, criado há quatro anos pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), tem como objetivo aproximar e promover as ações da instituição junto à comunidade estudantil.

Os alunos foram recepcionados pela coordenadora do Casa Aberta e assistente adjunta da ECPL, Cristiane Vasconcelos, na sala de treinamento, para uma tarde de aprendizado sobre as competências institucionais da Casa de Controle. Durante o encontro, como forma de aproximar ainda mais o TCE/BA dos estudantes, os representantes do corpo técnico da Casa, o gerente de Auditoria da 5ª CCE, José Germano; a ouvidora adjunta, Ana Patrícia; o auditor estadual de Controle Externo, José Luiz Galvão; e a diretora adjunta da ECPL, Denilze Alencar Sacramento, discorreram sobre suas funções. Na oportunidade, foram distribuídos os materiais de comunicação institucional, a exemplo da revista em quadrinhos “Você no Controle” e da cartilha “O TCE quer ouvir Você”.

IMG 3101Durante a visita ao gabinete do conselheiro-presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, os alunos conheceram o conselheiro Antonio Honorato de Castro Neto, diretor da ECPL. Em seguida, na sessão plenária, foram saudados pelo presidente. “Gostaria de agradecer a presença dos 58 estudantes do Colégio da Polícia Militar do Lobato, acompanhados dos professores Jaci Rosane Araújo de Oliveira, Isabel Cristina Lima Silva, cabo da PM Adriana Santos Freitas e soldado Gilmárcio Cristiano dos Santos Ferreira. Que todos sejam bem-vindos. O Tribunal os recebe de portas abertas”, concluiu.

Para a vice-diretora do Colégio Militar da Bahia, Lúcia Maria Camargo Mota, o Projeto Casa Aberta é uma oportunidade de os alunos conhecerem e aprenderem sobre um dos órgãos fiscalizadores do estado. "É de suma importância que os alunos tenham conhecimento sobre o TCE, porque muitos jovens não têm a menor noção de que existem órgãos que fiscalizam o dinheiro público. Acredito, como professora de História, que esse é o maior aprendizado que eles podem extrair dessa visita”, afirmou.

IMG 3119De acordo com Cristiane Vasconcelos, a visita ao Tribunal de Contas permite que os alunos conheçam o objetivo e a missão da Casa de Controle. E acrescentou: “Ao abrir as portas para os estudantes, o TCE terá o apoio desses novos braços para pensar no exercício efetivo da cidadania, acompanhando a aplicação correta dos recursos públicos, e convocando familiares, amigos a também exercerem o controle social”, finalizou.

DEPOIMENTOS

"Nunca estive aqui e nem tinha muita informação sobre o que é o TCE. Estou achando a visita muito interessante para o aprimoramento do nosso conhecimento. É extremamente importante ficar a par do que acontece aqui, porque se trata do nosso Estado."
Jamile de Carvalho Pinheiro dos Santos, aluna do 3º ano do Colégio Militar da Bahia.

"Essa visita é algo de extrema importância para nossa vida acadêmica. Estamos num processo de término de ciclo, que é o momento de decidirmos qual caminho seguir profissionalmente. Então, para aqueles que pensam em seguir na área, a experiência de hoje é marcante e sinaliza para traçarmos nossa trajetória, além de consolidar o conhecimento na área”.
Edmilson Fonseca Pereira Júnior, aluno do 3º ano do Colégio Militar da Bahia.