palestrante 108Uma tarde de segunda-feira marcada por música, emoção e mensagens de motivação: assim foram comemorados, neste 21 de agosto, os 108 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA). No Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, conselheiros, conselheiros aposentados, servidores, terceirizados e colaboradores celebraram a data com apresentação do Coral Vozes TCE/TCM e palestra do especialista em comportamento humano Gabriel Carneiro.

O Coral de Vozes TCE/TCM realizou a abertura do evento com as canções Aquarela do Brasil e Menino do Pelô. Em seguida, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, agradeceu a presença de todos que fazem parte da construção diária da Casa de Contas e Controle da Bahia.

“Eu cheguei aqui em 2015 e tive a satisfação de participar dos 100 anos desta casa. Hoje comemoramos 108 anos de existência e sinto muito orgulho, porque vocês podem até tentar achar um lugar igual a este, mas um ambiente de trabalho melhor do que este que temos aqui, não adianta procurar. Celebrem a casa em que vocês têm o prazer de trabalhar. Que venham mais e mais anos de comemoração, com orgulho, com respeito e dignidade. Para nós, nossos funcionários e para a sociedade baiana. Muito obrigado!”, disse o conselheiro-presidente.

proposito 108Com o tema A Vida Que Você Faz, a palestra de Gabriel Carneiro abordou, a partir da psicologia positiva, como podemos melhorar a qualidade das relações pessoais e profissionais. Para o especialista, devemos usar nossas emoções de forma inteligente, já que “tudo que a gente tem é fruto do que a gente já fez”.

Em relação ao ambiente de trabalho, Carneiro ressaltou a importância de respeitarmos as ações dos nossos colegas. “Nós sempre sabemos o que o outro setor deveria fazer para que funcionasse melhor. Sabemos o que os outros colegas poderiam fazer para que o sistema por aqui funcionasse melhor. Nesta perspectiva de vida, precisamos entender que cada um faz de uma forma e é respeitando esse espaço que construímos um local de trabalho saudável”, afirmou.

A palestra também trouxe, mesmo entre as mensagens de motivação, momentos de divertimento entre o público, que lotou o plenário. Ao falar sobre a idealização da felicidade, Gabriel alertou para as ilusões que as postagens nas redes sociais causam no nosso imaginário, tornando nossa percepção sempre infeliz e insatisfeita.

coral 108“No meu ponto, filosófico e social, criamos uma maldição que é ser feliz o tempo inteiro. A gente megaidealizou esse lugar, e as redes sociais ajudaram a fazer esse processo. Não é muito bom entrar nas redes sociais se você está depressivo, porque lá está todo mundo feliz. Mas precisamos lembrar que aquilo ali é um clique, é um vídeo de 90 segundos, que a pessoa escolheu botar... isso é rede social. E a gente vive um negocinho chamado ilusão da maioria, achando que está todo mundo feliz o tempo inteiro”.

LEGADO

Os 108 anos do TCE/BA entraram como tema da palestra quando o especialista fez referência aos propósitos de vida. Gabriel Carneiro relembrou o depoimento inicial do presidente Marcus Presidio, que mencionou a importância da união dos servidores no objetivo de tornar a Casa de Controle um local de trabalho cada vez melhor.

“Em uma instituição centenária como essa, nós vamos usar a sabedoria, a experiência de quem já passou, para entender que daquele jeito não funcionou. Vamos tentar de uma nova forma para que a gente possa seguir, que possa continuar vivo dentro da gente, se você aqui entrou com algum propósito de transformação. Mas, para isso, precisamos olhar para nossas emoções e honrar as escolhas que a gente faz. Todos nós temos uma vida hoje que é uma soma de escolhas, e precisamos honrar esse lugar que escolhemos estar”, destacou o palestrante.

presidente 108O especialista em comportamento humano finalizou a apresentação afirmando que o legado do TCE/BA é a dedicação diária que os servidores empenham no trabalho, que também deve ser prazerosa e trazer felicidade. “A felicidade é agora, não fique esperando o fim do dia para comemorar. Não espere esperando, espere fazendo”.

plateia 108O final do evento contou ainda com o parabéns para o TCE/BA no foyer do plenário. Também participaram da comemoração o conselheiro aposentado Manoel Castro (TCE/BA); o presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques; o presidente do TCM/BA, Francisco Netto; e os conselheiros do TCM/BA Plínio Carneiro Filho e Ronaldo Sant’Anna.