glaucomaFalar que a prevenção é o melhor remédio já é um clichê, mas também é indiscutível que a premissa funciona. Por isso, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio do Serviço de Assistência Social (Seras), alerta, nesta sexta-feira (26.05), Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, para a importância de consultar o oftalmologista regularmente, já que a doença pode se desenvolver durante muito tempo sem apresentar nenhum sintoma.

O glaucoma é um problema que afeta os olhos, caracterizado pela elevação da pressão ocular. Com o desenvolvimento de forma silenciosa, os sintomas surgem apenas quando está na fase mais avançada. De acordo com o Ministério da Saúde, uma das formas de identificar a doença é quando a pessoa consegue ver bem o que está na sua frente, mas não ao lado, e começa a esbarrar nas coisas em volta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, o problema atinge cerca de 900 mil brasileiros. Crônico e sem cura, o glaucoma pode levar à cegueira caso não seja diagnosticado precocemente e tratado de maneira contínua. O tratamento é individualizado conforme a recomendação médica, e pode ser feito através do uso de colírios, laser ou cirurgias.

As pessoas com parentes portadores de glaucoma devem ficar mais atentas aos exames de rotina. Além disso, outros fatores também podem ser observados:

Idade acima de 40 anos
Alto grau de miopia
Diabetes
Etnia africana ou asiática
Lesões físicas nos olhos
Uso de medicação a base de corticóides

A melhor maneira de prevenção do glaucoma é consultar o oftalmologista regularmente, controlar outras doenças, fazer atividade física e manter uma alimentação equilibrada. Lembre-se, a prevenção pode garantir uma melhor qualidade de vida!