Ir para o conteúdo

Autenticação

Diagnóstico precoce é importante no tratamento da depressão

2017 04 Nota PalestraDepressaoTristeza

Servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) assistiram, na tarde desta terça-feira (11.04), à palestra Depressão e Tristeza – como diferenciar, ministrada pelo médico psiquiatra André Gordilho. A apresentação, que ocorreu na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), faz parte do Programa Saúde e Bem-Estar no TCE, promovido pelo Serviço Social (Seras), e marca o Dia Mundial da Saúde (7.04).

André Gordilho ressaltou que o diagnóstico precoce é muito importante no tratamento da depressão, que, ao contrário da tristeza, é classificada como uma doença. Já a tristeza, segundo ele, é uma das emoções essenciais com a qual todo ser humano tem de lidar. “Aprender a lidar com a tristeza vai nos ensinar a ser adultos preparados para enfrentar as adversidades da vida”, disse o psiquiatra.

O palestrante citou como objetivos do tratamento contra a depressão a eliminação ou diminuição dos sintomas, redução do risco de recaída, melhoria da qualidade de vida e do estado clínico e diminuição da morbidade e da mortalidade. Ele sinalizou que 15% da população mundial pode apresentar um grau da doença ao longo da vida. Durante a palestra, o especialista falou dos sintomas da depressão, descrição clínica e os impactos sobre o paciente.

"É importante identificar a doença o mais rapidamente possível e, logo em seguida, iniciar o tratamento de forma correta. A educação do paciente também é muito importante. Geralmente eles enxergam a psiquiatria com preconceito e isso acaba dificultando o processo. Você também não deve tentar motivar uma pessoa depressiva, porque elas podem acabar ficando ainda mais depressivas por acharem que não são capazes. O que deve ser feito é acolher a pessoa com a doença", disse o médico psiquiatra André Gordilho.

Ao final da palestra, houve um bate-papo entre os servidores e o psiquiatra, que dirimiu várias dúvidas sobre o tema abordado.