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Saeb e Sesab promovem curso sobre gestão para servidores do TCE/BA e de outros órgãos

IMG 9353Com o objetivo de fornecer ferramentas para que os gestores se relacionem com sua equipe de forma a obter o melhor desempenho para atingir os resultados planejados, a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), por intermédio da Escola de Contas José Borba Pedreira Lapa (ECPL), ministrou, para 24 servidores do TCE/BA e de outros órgãos da administração pública, o curso “Papel do gerente na gestão do desempenho de equipe”. O curso ocorreu nos dias 10, 11 e 12.04, na sala de treinamento da ECPL. Desenvolvido pela Escola Canadense do Serviço Público – CSPS, a capacitação oferece aos participantes a oportunidade de utilizar técnicas de coaching e feedback como instrumentos para ampliar a eficácia da gestão do desempenho individual no trabalho em equipe.

Ministrado pelas servidoras Tânia Soledade da Silva Ribeiro, da Saeb, e Nilda Nunes Ivo, da Sesab, o curso ensina para as lideranças formas de abordagens, conversas, maneiras de perceber o que atrapalha, o que incomoda e dificulta o trabalho da equipe e, a partir daí, aplicar maneiras para que o servidor tenha seu melhor desempenho. O curso também proporciona a troca de conhecimentos sobre gestão do desempenho e qualidade dos serviços públicos. E, de maneira teórica e instrumental, orienta como fazer o feedback coletivo e positivo, como conduzir uma entrevista, além de como lidar com casos complexos de gestão de pessoas.

IMG 9361Para a instrutora Tânia Soledade, a qualificação possibilita um rico aprendizado e a troca de experiências. “O treinamento tem um formato específico, que permite que quatro grupos de seis pessoas interajam e produzam. Durante a dinâmica, eles respondem a atividades individuais e depois compartilham essas respostas. A ideia é que todo o conteúdo seja debatido, levando em consideração a teoria, um modelo ou uma técnica de abordagem”, explicou.

Para o coordenador do núcleo de gestão administrativa e financeira do Subcomando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia, Davi Nascimento Brandão, o curso apresenta as ferramentas necessárias para ser um bom gestor e, dessa forma, promover uma melhoria do trabalho em equipe. “A capacitação permite que o gestor exerça sua liderança, identificando problemas, além de orientar como deve ser feita uma abordagem individual para que os gargalos sejam identificados e solucionados”, pontuou.

O chefe de execução financeira do TCE/BA, Gustavo Miguel Quadro Vasconcelos Farias, avalia o curso como um processo de interação por meio do qual o gerente identifica e entende as necessidades de seus subordinados no trabalho, oferecendo informações, orientações e recursos para a melhoria do desempenho. “É um curso que todo gestor governamental deveria fazer, porque lida com a questão humana, como tratar o outro, olhar para o outro, e ensina como abordar questões de trabalho, de produção e de planejamento. Tenho certeza de que estou saindo daqui com novos conhecimentos que repassarei à minha equipe de trabalho”, disse.