Ir para o conteúdo

Autenticação

Filme aborda as várias facetas de um julgamento

 

2017 05 TCEBA CineTCE PORTALA próxima sessão do projeto Cine TCE exibirá o filme "Doze homens e uma sentença", na quarta-feira (17.05), às 15, na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL). Dirigido e escrito por Reginald Rose, o filme (1957) retrata o perfil de 12 homens que formam um corpo de jurados de um julgamento no qual um garoto é acusado de matar o pai. A decisão do júri – composto por representantes da sociedade civil americana – deve ser unânime, e dela não cabe recurso.

Os 12 homens são colocados numa sala – praticamente a única locação do filme – onde deverão discutir até chegar a um veredito. Numa votação preliminar, 11 votos indicam o réu como culpado, e apenas um considera que não há provas suficientemente irrefutáveis da autoria do crime. A película foi sugerida pela assessora do MPC, Morgana Bellazi.

O filme examina de forma provocante o preconceito, a indiferença, a raiva, a personalidade, a ignorância e o medo desses homens, jogando-os uns contra os outros, enquanto discutem sobre a vida de um rapaz que pode ou não ser culpado.

FICHA TÉCNICA

Gênero: Drama
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Reginald Rose
Elenco: E.G. Marshall, Ed Begley, Edward Binns, George Voskovec, Henry Fonda, Jack Klugman, Jack Warden, John Robert Webber, Joseph Sweeney, Lee J. Cobb, Martin Balsam
Produção: Henry Fonda, Reginald Rose
Fotografia: Boris Kaufman
Trilha Sonora: Kenyon Hopkins
Duração: 95 min.