Ir para o conteúdo

Autenticação

Simpósio: Polícia Federal convida TCE/BA para debater combate à corrupção

 

visita policia federal 13jul2017Um grupo de três delegados da Polícia Federal convidou, na manhã de quinta-feira (13.07), o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, para participar do Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, em Salvador, no cinema UCI Orient, no Shopping Barra. Representando a Associação dos Delegados da PF, os delegados Rony José Silva, Breno Freire Diniz e Expedito Teixeira de Carvalho convidaram o conselheiro-presidente a compor a mesa diretora do evento.

Após aceitar o convite, o presidente Inaldo Araújo explicou que a sociedade brasileira vive um momento histórico no qual os cidadãos e as instituições são de fundamental importância no combate à corrupção. “Fico muito feliz com o convite porque isso mostra o quanto é necessário que as instituições se integrem para a construção de uma sociedade mais justa. O TCE/BA sempre estará aberto a ações dessa natureza. Não é por acaso que o Tribunal integra a Rede de Controle da Gestão Pública juntamente com a Polícia Federal e outras 14 instituições”, disse o conselheiro-presidente.

Durante a reunião, o delegado Rony José Silva destacou a importância da parceria entre a PF e as instituições de controle visando à obtenção de dados para as investigações. “A nossa visita ao Tribunal de Contas do Estado visa ao debate mais qualificado sobre o tema 'Combate à Corrupção'. Trazer o TCE/BA para o debate neste evento significa conhecer melhor o mecanismos do controle externo, o que certamente contribuirá para uma nova doutrina no combate à corrupção”, disse o delegado federal.

O presidente Inaldo Araújo distribuiu aos delegados os produtos de comunicação institucional do TCE/BA visando à aproximação com a sociedade, como o livro “Uma breve história do controle – na visão de um tribunal centenário”, a revista em quadrinhos “Você no Controle”, o fôlder “O TCE/BA quer ouvir você” e os Sumários Executivos de Atenção Básica à Saúde / Programa Bahia Saudável; Lei de Acesso à Informação; Defensoria Pública do Estado e Plano Plurianual (PPA).

Participaram também da reunião o superintendente técnico do Tribunal, José Raimundo Bastos Aguiar (Sutec), e o secretário-geral, Luciano Chaves de Farias (SEG).

Inscrições no site: https://www.sympla.com.br/adpfbahia 

DEPOIMENTOS

“Eu entendo como cidadão que as instituições são de extrema importância para a sociedade. É como o presidente Inaldo Araújo disse agora há pouco: 'as pessoas passam, mas as instituições ficam’. E as instituições de controle, cujo dever é combater a corrupção, têm um papel muito importante, não só para a nossa geração, mas para as gerações futuras, porque cuidam dos recursos pagos pela sociedade. Cabe a elas lutar pela seriedade e pela ética na atuação pública”.
Expedito Teixeira de Carvalho, delegado da Polícia Federal.

“A visita tem por objetivo aproximar as instituições, a Polícia Federal, os Tribunais de Contas, que são instituições que fazem um trabalho que tem pontos em comum, dentre eles o combate à corrupção. A visita foi muito proveitosa. O presidente foi muito sensível a todas as nossas demandas e todas as informações que a gente sempre tem em comum, e com certeza o objetivo maior é a gente continuar esse laço de aproximação com as instituições”.
Breno Freire Diniz, delegado da Polícia Federal.