Ir para o conteúdo

Autenticação

Nova visão do TCE/BA foca na melhoria da percepção de resultados

 

Grupo conselheiros"Melhorar a percepção dos resultados produzidos pelo TCE/BA frente à sociedade, alcançando, no mínimo, a nota 7 em pesquisa de imagem". Essa é a visão de futuro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), que foi definida na tarde de segunda-feira (17.07), no evento de Elaboração do Planejamento Estratégico 2018/2021. Precedida pelo slogan "Desafio 7+", a nova visão da Casa de Controle baiana é resultado de um trabalho conjunto desenvolvido pelos três grupos de líderes participantes do evento.

Numa linguagem conceitual, a visão de uma organização traduz um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, mas não detalha o modo de alcançá-las. Isso só será definido nas etapas seguintes do Planejamento Estratégico. Assim, a visão procura servir de modelo para todos os integrantes e participantes na vida da empresa ou instituição pública, com o objetivo de atingir a excelência profissional, melhorando as capacidades individuais. Esse foi o principal ponto debatido pelas lideranças do TCE/BA para se chegar à nova visão.

Grupo 1Grupo 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O consultor João Orlando Vian apresentou vários pontos necessários para a criação da visão de futuro. Como referência, mostrou bons exemplos de visão de organizações e de TCs do País. Em seguida, os participantes se subdividiram em três grupos para decidir qual a imagem desejada para o Tribunal em 2021 e, a partir dessa definição, poderem elaborar estratégias e planos de ação para se atingir a visão, podendo assim criar estratégias, planos e metas.

Na avaliação do servidor Marcos André Sampaio de Matos, coordenador de controle externo da 7ª CCE, a experiência foi uma oportunidade única de estabelecer um novo horizonte a ser descoberto pela Casa de Contas no âmbito das suas competências institucionais em prol da sociedade. "Estamos construindo a estrada a ser trilhada em busca da efetividade do nosso trabalho", disse Marcos André.

A Elaboração do Planejamento Estratégico 2018/2021 prossegue na próxima quarta-feira (19.07), no Gran Hotel Stella Maris Resort & Convention, com a participação de novos grupos de trabalho.

Leia, na íntegra, a pesquisa de imagem sobre o TCE/BA realizada pela Praxian Business & Marketing Specialists.