Ir para o conteúdo

Autenticação

Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público Nível 2 são aprovadas em Assembleia Geral

 

IMG 3569O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, participou, nesta quinta-feira (03.08), da Assembleia Geral e Reunião da Diretoria do Instituto Rui Barbosa – IRB, no Instituto Serzedelo Corrêa (ISC), em Brasília, que aprovou a adoção pelos Tribunais de Contas do Nível 2 das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público.

As NBASP do nível 2 foram elaboradas com base nas Normas Internacionais de Auditoria das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Issai) 100, 200, 300 e 400, emitidas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – Intosai, que foram traduzidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e posteriormente revisadas pelo Subcomitê de Normas de Auditoria do IRB.

De acordo com o presidente, as NBASP Nível 2 normatizam os princípios fundamentais de Auditoria do Setor Público e compreendem o conteúdo das normais internacionais, que tiveram as traduções submetidas à revisão técnica do Subcomitê de Normas de Auditoria do IRB, que é presidido pelo conselheiro-presidente do TCE/BA, Inaldo Araújo.

“Mas um grande passo é dado pelo Instituto Rui Barbosa ao aprovar os princípios fundamentais aplicados à auditoria governamental. Os princípios que foram estabelecidos pela Intosai vão contribuir, e muito, com o fortalecimento da auditoria pública no Brasil e, consequentemente, com a melhor proteção dos recursos da sociedade. Parabéns a toda a equipe técnica que participou da elaboração dessas normas”, concluiu.