Ir para o conteúdo

Autenticação

Presidente do TCE/BA fala de controle social para ouvintes da Rádio Sociedade

 

2017 08 Entrevista presidente radioSociedadeO trabalho de aproximação com a sociedade desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) foi o tema central da entrevista concedida na manhã de terça-feira (29.08) pelo presidente da Corte de Contas baiana, Inaldo da Paixão Santos Araújo, no Programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade AM 740, em Salvador. O radialista Adelson Carvalho fez diversos questionamentos sobre assuntos relacionados ao controle externo, dando ao conselheiro-presidente a oportunidade de explicar em detalhes a missão e as competências do Tribunal, e como o cidadão pode exercer o controle social por meio dos canais de comunicação da instituição.

No início da entrevista, o presidente Inaldo Araújo deu ênfase aos programas que o Tribunal vem desenvolvendo com o objetivo de se aproximar dos cidadãos, exercendo um papel pedagógico, que incentive a sociedade a auxiliar o TCE/BA a fiscalizar os recursos públicos. “O Estado brasileiro tem trabalhado cada vez mais a serviço da transparência. E o TCE/BA foi uma das primeiras instituições do Estado a publicar, no seu portal, informações sobre os salários dos servidores. Temos trabalhado intensamente em programas voltados para o controle social e à capacitação de gestores, como a Caravana da Ouvidoria, o TCE em Campo, o Ouvidoria vai à escola e o Casa Aberta. Com o apoio da sociedade, o Tribunal terá condições de trabalhar mais e melhor pelo bom controle”, disse Inaldo Araújo.

O conselheiro-presidente destacou também o programa estadual “Educação é da nossa conta”, que integra o Plano Nacional de Educação (PNE) e tem por finalidade intensificar a fiscalização do dinheiro público destinado à educação, visando à melhoria dos índices de qualidade no ensino no estado da Bahia. “Entendemos que a educação é um importante caminho para a construção de uma nação mais justa. O TCE/BA tem se empenhado em cumprir as metas do programa, que está a cargo do gabinete da conselheira Carolina Costa. É um importante momento, tanto para o Tribunal quanto para a sociedade”, ressaltou o presidente do TCE/BA.

Durante a entrevista, o conselheiro Inaldo Araújo divulgou para os ouvintes os produtos de comunicação do TCE/BA, como a revista em quadrinhos “Você no controle”, as cartilhas “O TCE/BA quer ouvir você” e “Com você a nossa rede é mais forte”, convidando os cidadãos a ter um papel mais ativo na participação da administração público. “Os órgãos de controle têm de ser mais conhecidos. Por isso estamos aqui, nessa grande emissora de rádio, repassando aos ouvintes informações sobre o TCE/BA e convidando-os a fiscalizar conosco o que é de todos nós”, concluiu.