Ir para o conteúdo

Autenticação

Palestras abordam relação entre gestão do conhecimento e administração pública

 

encontroDando sequência às atividades do VIII Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas), o Coral Vozes do TCE/TCM abriu a tarde de palestras com a apresentação das canções Menino do Pelô e We are Carnaval, que ressaltam a baianidade e a forma de viver dos baianos. As músicas animaram o público que lotou o auditório Lafayette Pondé na tarde desta quarta-feira (27.09).

Em seguida, foram apresentadas as palestras que mostraram como a gestão do conhecimento é crucial para uma administração pública eficaz. Confira o conteúdo das apresentações:

Palestra I: Eliezer da Silva Freitas (TCM/GO) / Tema: Gestão do Conhecimento na Administração Pública: tendências de aprimoramento dos Tribunais de Contas/Questionário – Eliezer Freitas, que faz parte equipe da Escola de Contas do TCM/GO, fez a apresentação do seu trabalho científico e falou sobre a importância de apresentar um trabalho sobre a Gestão do Conhecimento, tema tão importante para a sociedade. “A Gestão do Conhecimento é importante tanto para as instituições públicas, como privadas. Nas públicas, serve para melhorar os serviços oferecidos para os cidadãos e nas privadas para que elas possam competir com outras instituições. A partir da Gestão do Conhecimento, os Tribunais também podem apresentar melhores resultados para a sociedade, que está cada vez mais cobrando pelos seus direitos”.

Palestra II: Anderson Regis (TCE/PR)/ Tema: Apresentação Ferramenta (Licitação) – O palestrante apresentou o jogo criado pelo TCE/PR, que serve para auxiliar outros Tribunais e seus jurisdicionados sobre licitação. “Junto ao Sebrae, nós usamos as palestras que fazíamos em nossa cidade e nos interiores para criar o Manual de Licitação. E depois dessa ação, criamos um jogo totalmente dinâmico que faz o papel de ensinar sobre licitação, e o manual faz parte do mesmo. É um jogo simples, com regras predefinidas e para ser jogado em grupo. Dessa forma, os erros e acertos serão compartilhados”.

monografiamanual

Palestra III: Karla Bengtson (TCE/PA)/ Tema: Projeto TCE Cidadão Universitário – A diretora da Escola de Contas Alberto Veloso apresentou o Projeto TCE Cidadão Universitário, que é uma extensão do TCE Cidadão. “Esse projeto surgiu a partir de uma necessidade de expansão. Chegar até as universidades faz com que o controle seja cada vez mais fomentado. Dessa forma, os alunos também são estimulados a exercerem o controle social e, quem sabe no futuro, contribuir com o nosso Tribunal.”

Palestra IV: Jaqueline Gonçalves do Nascimento (TCE/GO)/ Tema: Plano Diretor de desenvolvimento de competências: Biênio 2017-2018 – A diretora do Instituto Leopoldo de Bulhões (ILB/TCE-GO) apresentou o PDDC, instrumento que coloca em prática as atividades de capacitação. “Dentro do nosso Tribunal, nós temos várias ações direcionadas ao Controle Social, como o projeto “Conhecendo o TCE”, onde fazemos visitas guiadas em nossa Corte de Contas para alunos, estagiários e pessoas da sociedade civil. Eu acredito que trabalhar com educação é algo muito simples, mas alcançar o simples não é fácil. Por isso precisamos de muito esforço”.

bonitadupla

Palestra V: Beatriz Pinheiro de Melo Gomes (TCU)/ Tema: Gestão do Conhecimento e o papel das Escolas de Contas – A servidora do TCU explicou a importância da Gestão do Conhecimento para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho. “Gestão de Conhecimento é o processo de negócio que formaliza a gestão e o uso dos atributos intelectuais de uma organização. Ela precisa ser colaborativa e integrativa, por isso é muito importante juntar a educação corporativa e a gestão do conhecimento. Para alcançarmos os resultados, precisamos de flexibilidade nas nossas ações e colocar tudo isso dentro do nosso plano estratégico”.

Palestra VI: Claiton Custódio da Silva (TCU)/ Tema: Gestão do Conhecimento: Ferramentas e Práticas – O auditor de Controle Externo do TCU falou sobre as ferramentas utilizadas na Gestão do Conhecimento naquela instituição. “Prática é a maneira que utilizamos essas ferramentas para conseguir um objetivo. A gestão do conhecimento está vinculada às pessoas. Então precisamos saber quem são as pessoas e de que conhecimento elas precisam e como vamos capturar as informações. No TCU nós temos dois aplicativos para a busca dessas informações e temos também as comunidades de práticas, onde reunimos pessoas com o propósito de informar”.

Confira aqui mais fotos do evento.

tce copy copytcu