Ir para o conteúdo

Autenticação

Debate sobre casos exitosos movimenta VIII Educontas

 

públicoAlém de ser um espaço de intercâmbio de ideias e conhecimentos, o VIII Educontas é um importante fórum para que os servidores dos TCs mostrem as suas experiências exitosas em suas Escolas de Contas. Neste aspecto, a programação do evento incluiu, nesta quinta-feira (28.09), três palestras com abordagens sobre Gestão do Conhecimento, planejamento, controle e Código de Ética nos Tribunais. Confira o conteúdo das palestras:

Palestra I: João Paulo Lourenço (TCE/RJ)/ Tema: Gestão do Conhecimento: Um projeto da Escola de Contas e Gestão – João Lourenço ressaltou que, em 12 anos de existência da Escola de Contas do TCE/RJ, a gestão de conhecimento sempre foi considerada um dos pilares da cultura organizacional da Corte de Contas, o que redundou em vários casos exitosos. “Investimos em bolsas de estudo de pesquisa de temas que sejam fundamentais para o Tribunal e para a sociedade. Normalmente, são ofertadas quatro bolsas, sendo duas para pesquisadores da Casa e duas para pesquisadores externos. Esse projeto de pesquisa tem influenciado vários gestores do Rio de Janeiro que demonstraram interesse em implementá-lo”.

Palestra II: Cristina de Melo França (TCE/PB)/ Tema: Integração das ações de planejamento, controle e educação na busca da efetividade do acompanhamento da gestão – A servidora apresentou a nova ferramenta de gestão de conhecimento utilizada pela Escola de Contas do Tribunal da Paraíba, que atualmente vem sendo aplicada para realizar o acompanhamento da gestão do exercício de 2017. “Essa nova ferramenta utiliza o conhecimento dos técnicos mais experientes para formar o corpo funcional da Casa de Controle, diversificando e socializando informações essenciais. O nosso Tribunal ganhou muito com essa nova metodologia, porque a gente tem economizado em treinamentos. Outra ação que fizemos foi a criação de um grupo multidisciplinar nas salas. Dessa forma, em uma única sala, temos auditores com conhecimento em licitação, auditores que conhecem atos de pessoal e benefícios previdenciários. Isso só facilitou o nosso acompanhamento”.

joao copycristina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestra III: Jaqueline Gonçalves do Nascimento (TCE/GO)/ Tema: Projeto de disseminação do Código de Ética dos Servidores – A servidora do TCE/GO explicou que foram concebidas oficinas para capacitação de pessoal com a intenção de disseminar conceitos, além de internalizar o Código de Ética. “A nossa meta é capacitar todos os servidores. Estamos formando turmas completamente heterogêneas, nas quais eles participam primeiro de uma aula sobre ética. Depois dividimos essas turmas em grupos e cada um cuida de uma parte do Código de Ética. No terceiro encontro, eles apresentam a sua parte. Dessa forma, cada um ensina um pouco da sua parte específica e também adquire conhecimento”.

Confira aqui mais fotos do evento.

jaqueline