Ir para o conteúdo

Autenticação

Passo firme na luta contra a obesidade

 

principalAndar com fé na vida e na saúde é um dos primeiros passos para cultivar bons hábitos no dia a dia. Os servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia mostraram, na manhã desta sexta-feira (6.10), que estão imbuídos desse propósito ao participarem da 10ª Caminhada de Prevenção à Obesidade. Os caminhantes botaram mais uma vez o pé na estrada, fazendo do evento anual um acontecimento de integração e bem-estar.

Sempre assíduo às caminhadas do TCE/BA, o presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo destacou a prevenção como o principal fator de combate à obesidade. “A décima edição deste evento já demonstra a preocupação do TCE/BA em cuidar da saúde e do bem-estar de seus servidores. Mas é bom lembrar que, mais importante do que caminhar uma vez por ano, é ter consciência de que é preciso agir preventivamente, cuidando também do corpo e da mente”, disse o conselheiro-presidente.

Antes de iniciarem a caminhada pelas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), os servidores fizeram um lanche saudável à base de frutas. Depois foi a vez da preparação com os exercícios de alongamento, orientados pelo educador físico Ariosvaldo Alves da Silva Filho. Ele chamou a atenção para a necessidade da prática de atividades físicas como forma de adquirir maior disposição no cotidiano de trabalho. “Grande parte dos servidores públicos tem hábitos de vida sedentários. E nada melhor do que um evento como este para alertar que é necessário prevenir patologias e proporcionar saúde física e mental”, explicou o educador físico.

alongacaminhada4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como de costume, a caminhada foi marcada pela integração entre os participantes, que se divertiram muito com a animação de Elson Queiroz Ramos, o nosso Cabo Elson. Com muita energia e o alto-astral que marcam o seu estilo, Cabo Elson lançou, ao microfone, palavras de incentivo para os caminhantes durante todo o trajeto: “O nosso companheirismo é o que torna esta caminhada cada vez melhor. Vocês todos são dez! Este é um evento de alegria e de promoção da saúde e temos de cuidar da saúde para trabalhar e fazer um Tribunal cada vez melhor”, disse o servidor.

caminha1caminha2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para uma das organizadoras e criadoras do programa Saúde e Bem-Estar no TCE, Jussara Fidelis, a caminhada de Prevenção à Obesidade deste ano foi literalmente 10, tanto em sua edição quanto em sua nota. “Estamos muito felizes com a caminhada deste ano porque houve melhoras significativas em diversos aspectos, a exemplo da organização e do número de participantes, que teve uma demanda bem maior, comparado aos demais anos, o que nos surpreendeu bastante”, afirmou. Jussara também destacou que o principal objetivo da caminhada é fazer com que os servidores vejam o exercício físico como algo fundamental para a qualidade de vida. “Essa é a nossa proposta: sensibilizar as pessoas para a questão da atividade física como um bem para vida de cada um”.

caminhada3A organização da 10ª Caminhada de Prevenção à Obesidade contou com o apoio da Ascom, Cerimonial, Seras, Gerad e Bradesco. O evento recebeu ainda o apoio de uma UTI Móvel da Vitalmed e de dois policiais motociclistas do Esquadrão Águia.

DEPOIMENTOS

“O evento é de extrema importância na luta contra a obesidade, uma doença que mata cada vez mais a cada ano. É um evento de estímulo à saúde e eu me sinto muito bem em fazer parte dessa iniciativa do Tribunal de Contas do Estado”.
Sagramor Aranha Borges (Gecon)

“É muito importante cuidar da saúde. Então todos nós estamos aqui seguindo um caminho para termos uma saúde melhor. Mas, para isso, precisamos abraçar essa causa e ter hábitos mais saudáveis".
Adilson Veríssimo dos Santos / Motorista do TCE/BA

Confira aqui mais fotos da Caminhada.