Ir para o conteúdo

Autenticação

Campanha do TCE/BA visa combater o sedentarismo

 

Portal VA DE ESCADANo dia a dia de trabalho, pequenas ações representam um grande avanço para a saúde dos servidores. Alinhado às atividades que visam combater o sedentarismo, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) lançou a campanha “Vá de escada”, que visa estimular a atividade física, contribuindo ainda para a redução do consumo de energia nos elevadores. A campanha contempla a prática VII do Art. 4º da Resolução 81/2017, de 13 de julho de 2017, que dispõe sobre a regulamentação da Política de Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania (PSQVC) no âmbito do TCE/BA.

São vários os benefícios de subir e descer escadas, a exemplo da melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumento da resistência muscular com a melhora da circulação sanguínea, manutenção do equilíbrio e da coordenação e perda de calorias. Como se vê, sobram motivos para que você, no seu cotidiano de trabalho no Edifício Conselheiro Joaquim Batista Neves, encare, subindo ou descendo, os 25 degraus do subsolo ao térreo, ou os 57 do subsolo ao 1º andar, ou os 75 do subsolo ao 2º andar, ou ainda, se quiser dar uma esticada até o TCM/BA, os 93 degraus do subsolo ao 3º andar.

O mestre em medicina interna Silvestre Sobrinho, gerente do Geras, faz uma avaliação positiva da iniciativa: “As atividades físicas aeróbicas fazem com que as artérias coronárias se dilatem, alimentando o coração. Uma atividade preventiva como subir ou descer escadas evita o infarto do miocárdio e as doenças coronarianas, além de aumentar as taxas do bom colesterol (HDL)”, explica Silvestre Sobrinho.

ILUSTRACOES

 

Sua saúde vai sentir
O quanto essa atitude compensa
Use a escada
E verá toda a diferença

Pode parecer desgastante
Mas será compensador
Use a escada
E esqueça o elevador