Ir para o conteúdo

Autenticação

Ouvidoria do TCE/BA orienta como acionar órgãos de controle no combate à corrupção

 

IMG 8838Cerca de 10 mil ouvintes do município de Acajutiba e de cidades circunvizinhas tomaram conhecimento do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia visando à aproximação com a sociedade. Temas como controle social, auditoria em obras públicas e fiscalização de aplicação de recursos foram abordados na Rádio Acajutiba FM 104,9 pelo servidor Paulo Figueiredo, ouvidor adjunto do TCE/BA.

O entrevistado foi recebido, nesta quarta-feira (29.11), pelo radialista Luciano Júnior, que fez diversas perguntas sobre o funcionamento do Tribunal de Contas. Figueiredo aproveitou a oportunidade para explicar como o cidadão pode auxiliar o TCE a fiscalizar o dinheiro público utilizado pelos gestores, apontando a Ouvidoria e os canais de comunicação da Corte de Contas como importantes instrumentos através dos quais podem ser feitas denúncias de irregularidades, críticas, sugestões e elogios.

Na avaliação do ouvidor adjunto, o trabalho de divulgação do TCE nas emissoras de rádio é de grande relevância para que as comunidades mais distantes entendam o papel do Tribunal e auxiliem, por meio do controle social, na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

"Os ouvintes têm participado levantando questões pertinentes ao controle dos gastos públicos, solicitando informações quanto à aplicação dos recursos empregados em obras realizadas em seus municípios. Este é um dos caminhos para que a sociedade conheça a importância da nossa Corte de Contas no controle da aplicação dos recursos públicos estaduais", disse.

ouviDurante a entrevista, o radialista Luciano chamou a atenção dos ouvintes para o pioneirismo do TCE em buscar o rádio como alternativa de aproximação com a sociedade. "Vocês estão viajando pela Bahia para se comunicar com a população do interior. Isso é muito importante porque a maioria das pessoas não conhece o sistema Tribunais de Contas", disse o radialista.