Ir para o conteúdo

Autenticação

Biblioteca cresce, disseminando o conhecimento

 

2017 12 BibliotecaEquipeComo resultado do incentivo constante ao aprimoramento cultural e profissional dos servidores e da abertura de suas portas a pesquisadores e estudantes, a Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) possui hoje um dos melhores acervos do Estado, especialmente nas áreas mais pertinentes à atuação da Corte de Contas, a exemplo de Auditoria, Contabilidade e Direito, num total de 31.744 títulos, incluindo-se aí livros, brochuras, revistas e periódicos. Como leitor compulsivo e escritor, o conselheiro presidente do TCE/BA Inaldo da Paixão Santos Araújo contribuiu decisivamente para a ampliação do acervo, tanto com o estímulo à diversificação das atividades do setor como doando 1.500 obras de sua biblioteca particular, abrangendo múltiplas áreas, como contabilidade, auditoria, literatura, enciclopédia e direito.

 - É sempre importante contar com o apoio e a colaboração de todos os servidores para que nossa Biblioteca esteja sempre em condições de satisfazer as necessidades de informações, não apenas daquelas relativas às nossas áreas de atuação mas também de cultura geral – afirmou o presidente Inaldo, para acrescentar: “Afinal, o conhecimento é uma das áreas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade e ampliar o acesso aos livros e às publicações, disseminando a cultura e o saber, faz parte do nosso dever como cidadãos. Afinal, já foi dito que um país se faz com homens e livros”.

2017 12 BibliotecaAcervoLafayettePonde2017 12 BibliotecaAcervoInaldoAraujoDIGITAL

Em 2014, a Gerência de Biblioteca e Documentação (Gebid) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) possuía um acervo total de 22.562 títulos, tendo incorporado, principalmente por meio de doações nada menos que 9.180 publicações. A ampliação do acervo, abrindo mais opções, contribuiu para o aumento do número de consultas e, apenas em 2017, a Gebid já superou a marca de 6.100 atendimentos (englobando, entre outros itens, pesquisas em diversas fontes bibliográficas, informações demandadas e disponibilizadas), atingindo um total de 20.820 usuários desde 2014. No seu esforço para manter-se sempre em crescimento, a unidade implantou em 2016, com ampliação já prevista para 2018, a Biblioteca Digital, proposta conduzida em parceria com o Cedasc e que visa modernizar e facilitar o acesso ao acervo, permitindo a consulta à distância, de forma ágil e eficiente.

A atuação da Gebid se fez sentir em diversos campos da ação do TCE/BA, como pode se constatar, não apenas pela contribuição direta à disseminação do conhecimento, com o empréstimo, em 2017, de 1.020 obras do seu acervo, mas também promovendo a elaboração e a disponibilização, no Portal do Tribunal, de ementários de normas, novas aquisições e sumários de periódicos, a editoração e disponibilização de 217 edições do Diário Oficial Eletrônico. Também devem ser citadas a atualização, na base de dados do Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI), de 2.673 obras e a distribuição de 2 mil publicações institucionais.

A unidade também participou de importantes projetos institucionais nos últimos quatro anos, como o acompanhamento, supervisão, editoração e edição de 32 publicações, a elaboração de anteprojeto para a edição do volume 3 da Revista Gestão Pública e Controle, elaboração de anteprojeto para a Memória do Acervo Bibliográfico e Documental do Conselheiro Professor Lafayette Pondé, a supervisão da segunda edição do livro Caminho de Contas e da edição do Livro de Ouro do Centenário do TCE/BA, a elaboração do anteprojeto para a edição da coleção Memória Viva, que acolherá livros escritos pelos servidores.

EQUIPE

Tendo como gerente a servidora Neuza Adorno Farias, a Gebid conta, atualmente, com uma pequena porém, muito valorosa e dedicada equipe, constituída por Ane Gleide da Conceição de Araújo, Edson Silva Santos e Marcos Antonio Mercês Coelho, além dos estagiários David Ramos, Eduardo Gomes e Aian Cruz.