Ir para o conteúdo

Autenticação

Previna-se contra o câncer de mama

2018 01 DiaMamografiaDando início às campanhas de cuidados preventivos baseadas no calendário de eventos do Ministério da Saúde, o Programa Saúde e Bem-Estar no TCE faz um alerta no Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro). O objetivo é conscientizar os servidores da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode ser identificado, com precisão e eficácia, por meio do exame de mamografia.

No Brasil, o câncer de mama é o mais comum, depois do câncer de pele, e também o que mais causa mortes. Ele apresenta sinais e sintomas em sua fase inicial, mas, se descoberto logo no início, pode levar à cura de um em cada três casos. Apesar de as mulheres serem as maiores vítimas dessa enfermidade, homens também podem ter o câncer de mama, porém em apenas 1% dos casos.

Com a mamografia, é possível identificar os indícios de câncer, detectar minúsculas lesões, nódulos ou outras anormalidades nos seios, o que resulta em maiores chances de cura e controle, com tratamentos mais moderados e menos agressivos.