Foi apresentada no XXII Congresso Nacional dos Tribunais de Contas, realizado na Paraíba, de 11 a 15/11/2003, a auditoria no Sistema Intersetorial de Recursos Humanos do Estado da Bahia, exercício de 2001, realizada pela Terceira Coordenadoria de Controle Externo, sob a responsabilidade de Josefa Adineide Almeida, Coordenadora, Laura Carneiro da Rocha Andrade e Rita de Cássia Silva Guedes Mura, Gerentes de Auditoria.

A auditoria constituiu-se em um trabalho pioneiro para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia, tendo em vista tratar-se de auditoria em sistemas informatizados, para o qual foi possível a análise de aspectos técnicos específicos, além do exame quanto à fidedignidade e consistência das informações pessoais e funcionais nele contidas, além da legalidade dos pagamentos efetuados através das vantagens examinadas. Foram analisados 100% dos dados relativos às áreas definidas como escopo desta auditoria.

Outro aspecto que merece destaque pelo caráter inovador, foi a apresentação do trabalho pela equipe responsável, quando da relatoria do processo, em Sessão Plenária, do TCE/BA. Tal oportunidade foi concedida pelo Conselheiro Supervisor da Terceira Coordenadoria e Relator do processo, Conselheiro Filemon Neto Matos, de forma a possibilitar a abordagem dos aspectos técnicos específicos, bem como considerando o volume de informações a serem tratadas e a relevância delas.

Nessa auditoria foram definidos critérios e desenvolvida metodologia de trabalho, tendo sido um passo importante do TCE na realização de auditorias em sistemas, abordando com profundidade a despesa de pessoal, aspecto este enfatizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O trabalho foi aprovado pelo XXII Congresso, tendo a sua realização sido considerada como de "elogiável técnica e objetividade", "representando valiosa contribuição para o aperfeiçoamento das funções constitucionais dos Tribunais de Contas", consoante Relatório do Conselheiro Jair Lins Netto do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, relator da auditoria no Congresso.