IMG 0921Em cumprimento às pautas que envolvem o 3º Encontro Nacional Educação é da Nossa Conta, a equipe do gabinete da Conselheira Carolina Costa se reuniu, na manhã de sexta-feira (6.03), com o secretário de Educação do estado, Jerônimo Rodrigues, e com servidores da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Na oportunidade, os participantes da reunião trataram de assuntos referentes à oferta de cursos e treinamentos a serem promovidos pelas Escolas de Contas do TCE/BA e do TCM/BA, Instituto Anísio Teixeira e outras áreas da SEC.

O primeiro curso, previsto para a 3ª semana de maio de 2020, terá como conteúdo o Custeio e Financiamento da Educação para um público-alvo de dirigentes e técnicos responsáveis pela política pública de educação. O segundo curso, previsto para 4ª semana de agosto de 2020, será voltado para a gestão escolar nos aspectos administrativo-financeiros, tendo como público-alvo diretores de escolas públicas.

IMG 0899Os participantes trataram ainda da realização de Encontro técnico entre os Tribunais de Contas e a SEC, previsto para a 4ª semana de abril, com o objetivo de apresentar as atividades do TCE, TCM e SEC na perspectiva de implantação, operacionalização e acompanhamento dos Planos de Educação.

Na avaliação do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a reunião foi de fundamental importância para se criar uma agenda positiva, que possibilite alinhar as diretrizes para os projetos de educação no estado. “Temos de criar uma boa agenda de eventos e discussões. A nossa responsabilização não se restringe à rede estadual de ensino, pois a responsabilidade sobre os estudantes da rede fundamental também recai sobre as nossas mãos”, ressaltou.

Os servidores da SEI vêm prestando apoio técnico ao TCE/BA em estudo sobre a distribuição do ICMS aos municípios baianos. As linhas gerais do estudo foram apresentadas ao secretário da Educação durante o encontro. 

IMG 0897Participaram também da reunião o chefe de gabinete da SEC, Cezar Lisboa; Gustavo Stelitano (NCAA), Manuelita Falcão (SUPED), Manoel Calazans (SUPEC), Talita Nobre (DG), Matteus Martins (APG), Cybele Amado (IAT), Helder Amorim (CONTE), Ezequiel Westphal (SUPROT), Poliana Peixinho, Antoniel Pinheiro de Barros e João Gabriel Rosas, da Diretora de Indicadores da SEI; Maria Aparecida de Menezes, chefe do gabinete da Conselheira Carolina Costa, e Thaiz Braga, assessora especial de gabinete (TCE/BA), Mariana Santos Coutinho da Silva (TCE/BA), José Germano dos Santos Júnior (5ª CCE/GER 5A), Israel Santos de Jesus (5ª CCE/GER 5B) e Emerson Araújo (5ª CCE/GER 5A).