IMG 4176Com a intenção de construir um referencial que abarque diferentes conceitos e modelos de gestão de conhecimento em prol do aperfeiçoamento dos processos de trabalho, a servidora do Tribunal de Contas da União (TCU) Beatriz Pinheiro de Melo Gomes proferiu, na tarde desta segunda-feira (06.05), a palestra de abertura do curso “Gestão do Conhecimento: fundamentos e práticas”, que segue até terça-feira (07.05), na Sala de Treinamento da ECPL, das 14h às 18h. Direcionado aos servidores do TCE/BA, TCM/BA e jurisdicionados, o curso faz parte do Plano de Capacitação do TCE/BA, projeto coordenado pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

No primeiro dia de explanação, a palestrante abordou os fundamentos da Gestão do Conhecimento: conceitos essenciais. Ao diferenciar dados, informação e conhecimento, Beatriz Gomes enfatizou que o último é produzido pelas pessoas, já que a tomada de decisão é feita a partir do conjunto de dados e informações. A servidora do TCU discorreu também sobre a evolução conceitual da gestão do conhecimento e ressaltou que na gestão de conhecimento teoria e prática se conjugam.

Utilizando como referência a empresa Gartner, fundada em 1979 por Gideon Gartner, Beatriz destacou a organização como exemplo bem-sucedido e que adota tecnologias relacionadas a introspecção necessária para seus clientes tomarem decisões todos os dias. Segundo ela, a empresa acredita que a gestão de conhecimento é o processo de negócio que formaliza a gestão e uso dos ativos intelectuais por meio da abordagem colaborativa e integrativa para a produção e captura, da organização, do acesso e disseminação de ativos de informações, que incluem bases de dados, documentos e conhecimentos tácitos, além de experiências pessoais.

IMG 4167O modelo adotado pelo TCU na gestão do conhecimento foi citado. A palestrante deu ênfase às ferramentas tecnológicas para a disseminação de informações, a exemplo das comunidades de práticas, biblioteca digital e Tesauro. Sobre este último, explicou tratar-se de um vocabulário controlado, organizado em uma ordem preestabelecida e estruturado de modo que os relacionamentos de equivalência e associação entre termos sejam indicados claramente e identificados por indicadores de relacionamento padronizados.

A servidora do TCU explicou como essas ferramentas atendem à disseminação do conhecimento produzido naquela instituição. Em sua avaliação, é fundamental saber cuidar das informações e encontrá-las com precisão e clareza a fim de que o conhecimento não se perca.“A ideia é avançar sobre como a teoria se transforma em prática e quais ferramentas podem ser utilizadas nessa área. O TCU está sendo utilizado como exemplo e o objetivo é que as pessoas aprendam sobre os conceitos principais e sejam capazes de aplicá-los em seus ambientes de trabalho”, concluiu a servidora e palestrante, Beatriz Pinheiro de Melo Gomes.

Durante os dois dias serão abordadas questões como os fundamentos e conceitos essenciais da Gestão de Conhecimento; o ciclo da criação de conhecimento, memória organizacional; conhecimento explícito, tácito e o estratégico, e os desafios sobre o risco de perda de conhecimento, erros repetidos, reinvenção da roda, aceleração do aprendizado, dependência de conhecimento externo, entre outros assuntos.