2018 12 IISeminario MozartDando continuidade ao II Seminário Educação é da Nossa Conta, o diretor de Inovação e Articulação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, apresentou a primeira palestra do dia. Ao abordar o Plano Nacional de Educação, comentou as ações de cumprimento do Plano Nacional de Educação e ainda falou sobre como os órgãos de controle externo podem contribuir para a melhoria da educação no Brasil.

Após saudar todos os presentes e agradecer o convite para participar do grande evento, Mozart Ramos parabenizou a conselheira Carolina Costa e elogiou o fato de ela ter levado a filha para o evento, exaltando o fato de que os pais são parte fundamental da educação dos filhos. Em seguida, deu início à palestra, falando do regime de colaboração e das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Citando os artigos 205 e 211 da Constituição, que trata da educação como “direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade...” e que assevera que “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino”, Mozart direcionou sua palestra e frisou a importância de colaboração entre os órgãos de controle externo na fiscalização a fim de garantir bons resultados.

O diretor de Inovação e Articulação do Instituto Ayrton Senna ainda compartilhou a experiência adquirida em sala de aula, afirmando que não basta apenas que o aluno tenha as melhores condições de ensino. O objetivo primordial, segundo ele, é aprender. “E essa é uma das dificuldades encontradas em garantir as metas do PNE”. Mozart costuma dizer aos alunos: “Não adianta vocês gostarem da minha aula se não estão apreendendo. Só vai valer a pena o tempo dedicado se vocês aprenderem”, explicou o palestrante.