inaldo araujoO diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, apresentou, na manhã desta sexta-feira (15.09), a experiência exitosa do Programa Casa Aberta para representantes de órgãos de controle de vários países. A apresentação, na sede da ONU, fez parte da programação da 6ª Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), realizada em Genebra, Suíça. O Casa Aberta é coordenado pelo TCE/BA por intermédio da ECPL e foi selecionado como exemplo de boa prática no sistema de controle. Em sua 6ª edição, a SAEG organiza-se em sete eventos sob o tema geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”. Entre o público que assistiu à apresentação do conselheiro Inaldo Araújo estavam presentes Dr. Agostinho de Deus, do Timor Leste, e Dra. Domitila Sansa, de São Tomé e Príncipe.

No entendimento do conselheiro Inaldo Araújo, foi uma grande satisfação ter apresentado o Casa Aberta para representantes do controle de vários países, pois o programa está intimamente ligado à educação como alicerce da cidadania e do controle social. “Agradeço ao nosso presidente, conselheiro Marcus Presidio, a oportunidade que me foi concedida de participar deste encontro, no qual apresentamos o Casa Aberta, programa idealizado em 2016 e que tem por objetivo mostrar ao público jovem a importância que tem o TCE/BA como órgão de controle para a sociedade. Sem um órgão de controle que dialogue com os cidadãos, não teremos democracia. Agradeço a valiosa contribuição da equipe da Escola de Contas do TCE/BA no conteúdo desta apresentação. Parabéns a todos do Tribunal que trabalham neste importante projeto”, disse Inaldo Araújo. Na oportunidade, os conselheiro apresentou a revista em quadrinhos Você no Controle, um dos principais produtos institucionais distribuídos aos professores e estudantes que participam do Casa Aberta.

SOBRE O CASA ABERTA

Criado em 28 de abril de 2016 pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o Casa Aberta tem por objetivo promover a divulgação das ações desenvolvidas pelo TCE/BA junto à comunidade estudantil, despertando nos jovens a consciência sobre a importância de exercer plenamente a cidadania. Em 2019, iniciou-se o Casa Aberta Inclusivo, que tem como público-alvo alunos de escolas especiais e visa estimular o exercício do controle social, bem como despertar a consciência sobre a importância de se exercer plenamente a cidadania, por meio de novas perspectivas de atuação na sociedade e através do conhecimento das ações desenvolvidas pelo TCE/BA. O Tribunal desenvolveu ainda o Casa Aberta Itinerante, que se caracteriza por visitas às escolas e outras instituições, com o objetivo de levar ao público a missão do TCE/BA e estimular o controle social.