IMG 14062022 132100 710 x 476 pixelEm reunião realizada nesta terça-feira (14.06), no gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, e o presidente da Alba, Adolfo Menezes, assinaram Acordo de Cooperação Técnica visando ao desenvolvimento institucional de recursos humanos em ambas as instituições.

O objeto do acordo estabelece as bases gerais para a cooperação técnica, científica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências entre os participantes visando à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica do quadro de pessoal, bem como ao desenvolvimento institucional mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum.

IMG 14062022 132049 710 x 476 pixelPara o presidente da Alba, o acordo fortalece a parceria entre o TCE/BA e a Assembleia Legislativa no campo do conhecimento, o que, no seu entendimento, é fundamental para o aperfeiçoamento das duas instituições. “É sempre boa a expectativa quando o objetivo é a troca de conhecimentos. Esta parceria, que agrega valor ao trabalho dos nossos funcionários, já existia, mas agora, com a iniciativa do presidente Marcus Presidio, há condições de avançar ainda mais na consistência dos seus projetos de qualificação e capacitação. A parceria no campo do conhecimento é sempre benéfica, e os servidores das duas casas têm muito a ganhar com ela”, ressaltou o deputado Adolfo Menezes.

Segundo o presidente Marcus Presidio, o Acordo corrobora a missão orientadora e pedagógica do TCE/BA, voltada ao aperfeiçoamento da gestão pública. “Um dos papéis mais importantes do Tribunal de Contas do Estado está na orientação aos gestores públicos. E nesse sentido, a Assembleia Legislativa conta com o apoio do TCE/BA na qualificação dos nossos servidores. O Acordo vem reforçar a parceria já existente. É oportuno citar como exemplo o curso iniciado ontem (13.06), sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, do qual participaram servidores de várias instituições governamentais”, disse Marcus Presidio. 

IMG 14062022 132126 710 x 476 pixelEstiveram também presentes à assinatura do Acordo o vice-presidente do TCE/BA, conselheiro Antonio Honorato; o conselheiro-corregedor, Gildásio Penedo Filho; o diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa, Inaldo da Paixão Santos Araújo; a diretora adjunta da ECPL, Denilze Alencar Sacramento, e o assistente militar da Alba, coronel PM Alexandre Motta Lima.