Portal Ciclo de Palestras 2 Edicao NutricaoUma abordagem inovadora que retira o foco das metas para perda de peso e restrição calórica, visando ressaltar a partir do autoconhecimento a capacidade do indivíduo de realizar escolhas alimentares tendo a satisfação e o prazer ao comer como objetivo primário, bem como a relação de respeito e cuidado com o corpo. Com base nessa premissa, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) promove, por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), a palestra "Comer Intuitivo, sua vida livre de dietas!", que será ministrada pela especialista em Nutrição Clínica, Helena Matos, na próxima quarta-feira (13.11), às 15 horas, na sala de treinamento da ECPL. A palestra faz parte da segunda edição do Ciclo de Palestras de 2019.

O programa comer intuitivo abrange as características da atenção plena, do termo em inglês mindfulness, que está associado à prática de estar consciente no momento presente e na redução do julgamento nas ações executadas no cotidiano, trazendo a atenção do indivíduo aos seus atos e comportamentos. Por fim, refere-se a honrar a saúde a partir de um equilíbrio entre escolhas alimentares que auxiliem o bem-estar e a sensação de satisfação e prazer ao comer livre de culpa e julgamentos.

CURRÍCULO
Com formação no Programa Comer Intuitivo pelo Intuitive Eating PRO Skills Teleseminar Training, Helena Matos é especialista em nutrição clínica sob a forma de residência pela UFBA. Bacharel em Nutrição pela UNEB, realizou intercâmbio na Memorial University of Newfoundland (MUN), Canadá, no curso de bioquímica e nutrição. E tem formação complementar em Entrevista Motivacional, pela Wainer Psicologia Cognitiva, e Líder de Yoga do Riso, certificada pela Escola do Riso de Portugal.