2019 06 VoceGestor FacBaianaDireito Portal02Aprender brincando. Nada melhor do que o recurso lúdico para estimular o aprendizado, fazendo florescer, em sala de aula, noções de cidadania por meio de assuntos do controle externo e da administração pública. Foi o que fizeram, nesta terça-feira (11.06), os alunos do curso de Direito Administrativo 3 da Faculdade Baiana de Direito, no Stiep, ao jogar o Você Gestor, jogo de tabuleiro desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) com o objetivo de inserir a comunidade estudantil e a sociedade em geral no universo da administração pública. Como professor da unidade de ensino, o secretário-geral do TCE/BA, Luciano Chaves de Farias, apresentou o jogo aos seus alunos da Baiana, utilizando-o como suporte pedagógico da disciplina.

Enquanto o jogo transcorria, os estudantes rememoraram assuntos do campo do direito que descreve o conjunto de agentes, serviços e órgãos instituídos pelo Estado com o objetivo de fazer a gestão de diversas áreas da sociedade. E mais: o professor Luciano Chaves os orientou, entre outras abordagens do Direito Administrativo, sobre temas relativos ao controle externo, destacando a missão do Tribunal e mostrando ainda como os cidadãos podem auxiliar a Casa de Controle a fiscalizar os recursos públicos.

2019 06 VoceGestor FacBaianaDireito Portal01Cursando o 5º semestre de direito, o aluno Gabriel Freitas Costa conseguiu cumprir uma importante missão ao assumir o papel de gestor da Saúde: realizar concurso público para admissão de médicos em unidades hospitalares. Entretanto, ele ressalta que a gestão pública é um ofício que requer muita responsabilidade e bom senso. “Não é fácil ser gestor. Tem que ter muito bom senso e responsabilidade com a coisa pública. O jogo é muito bacana, deu para aprender bastante sobre o TCE e assimilar curiosidades a respeito da história do Tribunal e da gestão pública. Gostei muito de jogar. E consegui concluir uma missão, que foi realizar um concurso público”, disse o estudante.

A professora Cristiane Vasconcelos, servidora do TCE/BA, também participou da dinâmica tirando dúvidas e exemplificando o conteúdo das cartas de controle externo, controle social e o quiz (perguntas e respostas) sobre o controle externo na Bahia e no Brasil. A professora destacou o quanto o TCE tem se empenhado em projetos educacionais visando ao fortalecimento da cidadania. “O mais importante”, disse a professora, “é que esse jogo leve vocês a agir como cidadãos conscientes e sirva de complemento para a disciplina de Direito Administrativo. Como um jogo que aborda essencialmente a gestão, é preciso que vocês entendam como a missão e o funcionamento do TCE pode contribuir para a formação cidadã. E todos vocês, alunos e professores, são extremamente importantes nesse processo de construção”.

A prática do Você Gestor na Escola Baiana de Direito contou também com a participação dos estagiários da Ascom Pedro Assiz (design gráfico) e Leandro Marchiori (jornalismo).

DEPOIMENTOS

"Tivemos a oportunidade de fechar o conteúdo da disciplina aplicando essa interessante dinâmica lúdica, proporcionada pelo jogo 'Você Gestor'. Trouxemos essa novidade e sentimos muito entusiasmo e boa aceitação pelos alunos da turma de Direito Administrativo. Acabamos de concluir a temática de controle da administração pública. Portanto, a ideia era fazer um fechamento com essa atividade, visando agregar um ingrediente prático e atual ao processo de aprendizagem. Cabe registrar que essas dinâmicas de jogos, atualmente conhecidas como gamificação, configuram-se no uso de instrumentos lúdicos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. Vale dizer, a gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo. É esse o objetivo primário desse belíssimo projeto do TCE/BA, aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários, repercutindo indiretamente no aprendizado de gestores e fomentando a cidadania ativa, condição fundamental para o desenvolvimento do controle social”.

Luciano Chaves de Farias – professor da Faculdade Baiana de Direito e secretário-geral do TCE/BA.

“Infelizmente eu não consegui ganhar, mas foi uma experiência muito gratificante, em que a gente consegue abarcar muito conhecimento. Essa é uma vivência que a gente não tem na sala de aula. Às vezes a gente tem que sair das quatro paredes para poder encontrar esse conteúdo em outros lugares. E esse jogo veio com uma proposta diferente, pois ele faz com que a gente aprenda brincando. Está superaprovado por mim”.

Gabriela Silveira – 6º semestre de Direito

“Eu gostei bastante do jogo porque trata das questões do Direito e da gestão pública de maneira didática, tornando acessível para grande parte da população. Além disso, demonstra a importância da gestão pública porque está lidando com os bens públicos, que são da coletividade, e também do exercício da cidadania, o exercício de ser vigilante, de fiscalizar os gastos públicos. Os gastos e as despesas que o governo tem demonstram qual o projeto político que está sendo difundido por esse governo”.

Luiz Felipe Moreno – 6º semestre de Direito