2019 09 JogoVoceGestor EscolaNormaRibeiroCom muita alegria e descontração, os alunos do Colégio Estadual Norma Ribeiro experimentaram, na manhã desta quarta-feira (18-09), o jogo Você Gestor. Os estudantes assumiram o papel de gestores e conheceram as atribuições do controle externo e social. Desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o jogo tem como objetivo principal aproximar o TCE/BA da comunidade estudantil e inseri-la no universo da administração pública.

Durante a atividade, os jovens se dividiram em duplas, cada time assumiu uma das seis secretarias disponíveis no jogo e tiveram que administrar os recursos, representados em pontos. Enquanto ganhavam ou perdiam pontos através das cartas do controle externo, controle social e do Quiz Show “Diga Aí”, eles assumiram o protagonismo na gestão pública, aprenderam sobre a atuação do TCE/BA e se divertiam ao fiscalizar os jogadores adversários no controle de seus gastos.

Em pouco mais de uma hora, a dupla responsável pela Secretaria de Infraestrutura sagrou-se campeã da partida. Os alunos Erick Sacramento de Jesus Santos e Vitória dos Santos Fonseca, ambos do segundo ano A, conseguiram ampliar o sistema de abastecimento de água para atendimento das residências no interior do Estado e reformaram escolas públicas, implantando espaços de convivência e dotando as unidades de equipamentos que permitam o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A dupla comentou que o jogo ampliou o entendimento deles sobre direitos e deveres dos cidadãos e apresentou algumas leis voltadas para a administração pública. “O jogo é muito legal, pois a gente se sente no lugar dos responsáveis por gerir os recursos públicos. Ao jogar, você se coloca no lugar do gestor. Queremos cumprir o nosso papel social”, disse Erik. “A atividade permite que a gente conhecça melhor os nossos direito e deveres. Passamos a levar mais a sério a nossa responsabilidade social”, finalizou Vitória.