Estudantes do 1ª ao 7ª semestre do curso de Direito das faculdades São Salvador e São Tomaz de Aquino (FSTA) participaram, na tarde desta quinta-feira (1º.12), de mais uma edição do Projeto Casa Aberta, criado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), e que tem o objetivo de promover uma interação maior entre a sociedade e a Casa de Controle.
Os 11 universitários foram recepcionados pela servidora Cristiane Vasconcelos, na sala de treinamento da ECPL, onde tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Tribunal assistindo ao vídeo institucional “O TCE mais perto de você”. Em seguida, os alunos acompanharam a sessão plenária, recebendo as boas-vindas dos conselheiros.
Para a professora e coordenadora do curso de Direito da Faculdade São Salvador, Caroline Argolo, a visita ao TCE/BA foi muito importante para que os estudantes conhecessem o funcionamento da Corte de Contas. “Os alunos não conheciam o TCE/BA. Então eu fiz uma apresentação prévia e, a partir do conteúdo, eles começaram a entender o papel do Tribunal. Esse contato é fundamental para que eles participem ativamente e colaborem com o controle social", explica.
O professor da disciplina Prática Jurídica, Valdemir Júnior, ressaltou o trabalho do TCE/BA na fiscalização da aplicação do recurso público e parabenizou a Escola de Contas pela iniciativa de caráter pedagógico. "Os alunos precisam estar inseridos no contexto do controle das contas públicas. O TCE/BA tem atuado de forma decisiva para aproximar-se ainda mais da sociedade. Os projetos desenvolvidos contribuem para que esses acadêmicos, que futuramente serão operadores do Direito, tenham uma relação estreita com a instituição”, concluiu.
Após a sessão plenária, os estudantes receberam exemplares da revista em quadrinhos “Você no Controle” e tiveram a oportunidade de conversar com o ouvidor Paulo Figueiredo e o diretor do ECPL, Luciano Chaves de Farias, que apresentaram a missão do Tribunal, os projetos Caravana da Ouvidoria e Ouvidoria vai à Escola, destacando o compromisso do TCE/BA em cumprir o objetivo estratégico de aproximação com a sociedade.