2019 06 CasaAberta 11jun AlunosPlenaario“Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”. A mensagem, do saudoso e ilustre mestre Anísio Teixeira, foi dirigida pela conselheira do TCE/BA, Carolina Costa, aos 24 estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Américo Simas que participaram, na tarde desta quarta-feira (11.06), da 9ª edição do Projeto Casa Aberta, idealizado pela Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

2019 06 CasaAberta 11jun ConsaCarolinaCoordenadora do Projeto Educação é da Nossa Conta, que visa intensificar a fiscalização dos recursos públicos destinados à educação, além de elevar os níveis de ensino no estado com base na igualdade de oportunidades entre os cidadãos, a conselheira Carolina Costa chamou a atenção para a importância da educação como fator primordial na transformação social. “Saibam que todos vocês são muito bem-vindos aqui no nosso Tribunal de Contas. E quando digo nosso não falo de nós, servidores, e sim de todos nós, cidadãos. Lembrem sempre que o estudo é o meio de mudar as coisas e por isso estudem, estudem muito, estudem de dar raiva em quem não quer uma população sábia e participativa” incentivou a conselheira.

A 9ª edição do Casa Aberta foi coordenada pela servidora da ECPL Olgacy Devay Torres de Freitas, que recebeu os alunos e professores da instituição pública de ensino. Acompanhados pelos seus professores de sociologia e matemática, Igor Matos e Vera Teixeira, respectivamente, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia de trabalho no TCE/BA, assimilando a missão e as atribuições da Casa de Contas e Controle, além de conhecer diversas áreas da instituição. Logo de início, os alunos assistiram ao vídeo institucional "O TCE mais perto de você", que retrata a história do Tribunal, bem como o trabalho desenvolvido em prol da fiscalização dos recursos públicos.

2019 06 CasaAberta 11jun CedascDentre as atividades da programação, os alunos do Colégio Estadual Américo Simas conheceram as tecnologias utilizadas pelo TCE/BA no Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc), aprenderam sobre o papel da Auditoria, da Ouvidoria e do Ministério Público de Contas. Participaram das explanações os servidores o gerente Luiz Fernando Pinheiro, o analista de suporte Alano dos Santos Castro Filho, a ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, a gerente de auditoria, Hélia Teixeira Vasconcelos, e as assessoras do Ministério Público de Contas (MPC), Joselma Tavares Baptista e Maria Luiza Amorim.

SOBRE O CASA ABERTA

Criado há quatro anos pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), o Casa Aberta tem como objetivo aproximar e promover as ações da instituição junto à comunidade estudantil.


DEPOIMENTOS:

“Hoje eu percebi que existem pessoas trabalhando em busca de encontrar e resolver os problemas da sociedade, de uma maneira geral. Tenho esperança em saber que nem todos aqueles que trabalham para o Estado estão envolvidos com corrupção e muitos, na verdade, trabalham contra ela. Agora eu consigo acreditar que existe uma solução pro Brasil”.
Renata Silva, 20 anos

“O que vou levar do que aprendi hoje é a noção de que eu, como cidadã, tenho meus direitos e tanto posso quanto devo cobrar quando algum serviço público não estiver sendo devidamente desenvolvido, já que tudo é pago com o dinheiro da sociedade, com o nosso dinheiro”.
Daiane Sena, 16 anos

“Apesar de já ter escutado falar sobre o Tribunal de Contas do Estado, hoje foi a primeira vez que tive a oportunidade de entrar aqui e conhecer mais a respeito desse órgão e do papel que ele desenvolve. Uma das experiências que mais me interessaram durante a tarde de hoje foi de conhecer as tecnologias de ponta utilizadas nesse órgão de controle”.
Raul Jesus, 17 anos