IMG 6420“Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz” diz a música de Renato Teixeira e Almir Sater, tocada durante o Projeto Casa Aberta, que ocorreu na tarde desta terça-feira (16.06), para acolher 36 alunos do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), acompanhados das professoras Maria Cristina de Oliveira, Tânia Maria de Oliveira, Marinalva Nunes e Margarida Curvelo.

Os alunos foram recebidos e guiados pela servidora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Olgacy Devay Torres de Freitas, até o Plenário para assistirem à Sessão Plenária. Depois de acompanhar o balanço das atividades do Projeto "Educação é da Nossa Conta", os estudantes seguiram para o Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc), onde foram recebidos pelo gerente Luiz Fernando Pinheiro e pelo analista de suporte Alano dos Santos Castro Filho, que fizeram explanações a respeito das tecnologias utilizadas pela Corte de Contas baiana.

IMG 6379Em seguida, os estudantes, alguns já inseridos no mercado de trabalho e outros integrantes do grupo “Núcleo de Educação e Inserção para o Trabalho”, foram direcionados à sala de treinamento da ECPL para assistir às palestras da ouvidora adjunta do TCE/BA, Ana Patrícia Crisóstomo Pereira, do gerente de auditoria (5A), José Germano dos Santos Júnior, da assessora do Ministério Público de Contas Elisa Lopes e do assistente, também do MPC, Davi Neves, sobre atuação dos setores dentro do trabalho de fiscalização do estado e sobre a importância do controle social.

IMG 6400“A experiência de hoje proporcionou aos meus alunos a possibilidade de expansão de horizontes, o que é de extrema relevância e terá grande impacto em suas vidas, sem sombra de dúvidas. Os observei durante as palestras e foi perceptível o quanto estavam interessados e atentos a todo o conteúdo que estava sendo passado”, contou a professora Margarida Curvelo.

Os visitantes ainda receberam folhetos com mais informações sobre o TCE/BA.