Portal Jornadas Tecnicas 1edicao 2020Com o objetivo de destacar e apresentar os pontos mais relevantes da obra do educador baiano Anísio Teixeira, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), por intermédio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), promoverá, no dia 5 de fevereiro, às 10 horas, na Sala de Treinamento da ECPL, a palestra "A Filosofia por princípio, a Educação por meio e a Democracia por fim: Anísio Teixeira e a Escola Pública", que será ministrada pelo presidente da Fundação Anísio Teixeira (FAT), Juliano Souza Matos. As inscrições são gratuitas. O evento faz parte da primeira edição do Jornadas Técnicas de 2020.

Os interessados podem se inscrever no link www.tce.ba.gov.br/eventos.

120º aniversário

Anísio Spínola Teixeira morreu no Rio de Janeiro, no dia 11 de março de 1971. Ele foi bacharel em Direito, gestor público, intelectual, educador e, no transcurso do tempo, se tornou personagem importante na história da educação no Brasil. Nas décadas de 1920 e 1930, ele difundiu as ideias do movimento denominado “Escola Nova”, cujo foco foi a renovação pedagógica da escola.

No período de 1924 a 1928, Anísio Teixeira conduziu, na Bahia, a gestão de governo para a educação, empreendendo a tarefa de avaliar as condições materiais e pedagógicas das escolas baianas. Assinalou o modo como deveria acontecer a progressiva reestrutura do sistema de educação baiano, argumentando sobre a necessidade de uma educação diferenciada para os centros urbanos, para as pequenas comunidades rurais do recôncavo ou do sertão e para a população propriamente rural das fazendas e sítios.

Já no período entre 1947 e 1950, uma de suas iniciativas mais importantes como secretário de Educação e de Saúde foi a construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950. A escola fez parte de um grandioso projeto que consolidou a Educação Integral na pedagogia brasileira. Atualmente, além do ensino regular, a Escola Parque oferta oficinas de artes visuais e música e possui uma biblioteca de rico acervo.

Currículo do palestrante

Doutor em Educação pela UFBA (2004); Mestre em Educação pela UFBA (1998); MBA Educação PUCRS - Université Montréal (2000), Secretário de Meio Ambiente do Município de Salvador (2005-2006);Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (2007-2010); Professor UCSal (1996-2008); Professor UFBA (1998-2000); Presidente da Fundação Anísio Teixeira (2019-2022).