IMG 5636No século XX a imagem do aposentado era a de uma pessoa inerte, dentro de casa, sem projetos, vagando, possivelmente deprimido e ocioso. No século XXI, é viável vislumbrar a preparação de uma vida nova depois da aposentadoria. Essa perspectiva de mudança para um novo ciclo de vida ativa fez parte da palestra “Um outro tempo na vida: o futuro é uma questão de escolhas”, proferida pelo psicólogo Alexandre Coimbra Amaral. A apresentação, ocorrida na tarde desta segunda-feira (3.06), na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), faz parte do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

O objetivo da palestra foi trazer a reflexão a respeito do que é a experiência de aposentadoria nos dias de hoje. Na abertura da apresentação, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Gildásio Penedo Filho, fez um agradecimento à Comissão de Gestão de Pessoas por empreender uma ação tão importante para aqueles que viverão a fase da aposentadoria. “A Comissão teve por objetivo criar uma série de iniciativas acerca de um programa que foi desenvolvido há três anos, e que, a longo prazo, há de ser estabelecido pela Corte de Contas. A pauta de hoje comprova a preocupação da casa no sentido de preparar os servidores para uma etapa tão importante da vida” pontuou o presidente.

IMG 5608
IMG 5627

Em sua fala, o psicólogo Alexandre Amaral ressaltou que vivemos uma época de aumentamos da expectativa de vida. É quando ocorre o processo de ressignificação da idade e as pessoas estão iniciando uma nova fase a partir das suas aposentadorias: uma nova carreira, um relacionamento, atividades, hobbies ou empreendimentos. “Preparar-se para esse momento não é mais sinônimo de estar pronto para perder o que se possuía na época ativa. É buscar preparação para realizar novos projetos, talvez aqueles para os quais nunca houve tempo nem oportunidade de serem priorizados” explicou o psicólogo.

IMG 5640A servidora Marta Lemos Correia D'amorim, analista da Coordenação de Recursos Humanos, ainda esclareceu mais sobre os detalhes da proposta do Programa, que é uma iniciativa voltada aos servidores do Tribunal, inserida na Política de Gestão de Pessoas do TCE/BA. “O público-alvo a que o programa se destina, prioritariamente, são as pessoas que já reúnem as condições para aposentadoria, as que estão a aproximadamente três anos de reunir essas condições, não sendo necessário ter uma data exata definida para tal, além dos servidores que já estão aposentados há seis meses” concluiu.