O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) foi destaque no Seminário de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, que integrou a programação do V Encontro Nacional dos TCs, cujo encerramento será nesta quinta-feira (24.11) em Cuiabá-MT. O auditor Henrique Pereira contou a experiência vivenciada pela Corte de Contas baiana com o aporte de recursos estrangeiros por meio do tema “Auditoria de recursos internacionais e parcerias com organismos multilaterais de crédito”. A mesa teve como moderadora a auditora do TCE/BA Simone Barbosa, membro da Comissão de Coordenação Geral do Marco de Medição dos Tribunais de Contas.
Henrique Pereira explicou como os investimentos multilaterais de crédito impulsionaram os trabalhos de auditoria, contribuindo para o aperfeiçoamento da fiscalização dos recursos públicos. “Foi um prazer poder explicar aos representantes dos órgãos de controle reunidos neste quinto encontro uma parte da história do TCE/BA e o seu relacionamento com instituições financeiras de porte. O Tribunal de Contas da Bahia construiu uma relação de confiança e credibilidade com esses organismos multilaterais, o que resultou na consolidação de trabalhos muito importantes para a Casa de Controle”, disse o auditor.
Para a auditora Simone Barbosa, o TCE/BA é um exemplo de excelência ao estar ranqueado entre as 16 boas práticas do Marco de Medição, inserido no programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC). “É um momento muito rico poder compartilhar a nossa experiência profissional com outros Tribunais do país. A oportunidade de conhecer práticas que aperfeiçoam as instituições de controle promove o intercâmbio de ideias, além de ser um importante espaço de debate e inovação para o sistema Tribunais de Contas”, ressaltou a auditora.