brigada fachadaA segurança dos servidores e do patrimônio público é uma prioridade permanente para os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios (TCM/BA). Uma demonstração desse compromisso foi o terceiro treinamento de 2025 da Brigada de Incêndio das duas instituições, realizado na manhã desta sexta-feira (16.05) em seu edifício-sede, no Centro Administrativo da Bahia. Com a participação de 65 brigadistas, que fazem parte do corpo de servidores dos Tribunais, a capacitação focou no sistema fixo de prevenção e combate a incêndio, um elemento crucial para a proteção em situações de emergência.

Liderado pelo sargento Edson Reis, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o treinamento começou com uma apresentação do sistema, na sala de treinamento da Escola de Contas do TCE/BA, abordando desde as caixas de hidrante até o sistema de bombas. Em seguida, os brigadistas colocaram o aprendizado em prática, percorrendo diferentes pavimentos do edifício Conselheiro Joaquim Batista Neves – 4º, 2º, térreo e subsolo – para identificar e familiarizar-se com a localização dos dispositivos de segurança.

brigada corredorDurante a visita técnica, o sargento Reis destacou a importância do conhecimento detalhado dos dispositivos. “Exploramos as caixas de hidrante, o sistema de sprinklers, as conexões de mangueiras e esguichos, utilizando as chaves adequadas. Destacamos ainda as caixas de hidrante de recalque, fundamentais para que o Corpo de Bombeiros possa conectar suas viaturas e garantir o abastecimento de água em caso de emergência”, explicou.

Outro ponto de atenção foi a casa de bombas, considerada vital para a eficiência do sistema. Segundo o sargento, o local abriga três bombas — jockey, secundária e principal (elétrica) — que garantem a pressurização constante da rede, assegurando a funcionalidade do sistema em situações críticas.

A distribuição estratégica dos equipamentos também foi ressaltada: são 20 caixas de hidrante espalhadas por todos os andares do prédio, além de duas unidades externas de recalque posicionadas próximas às guaritas. Durante a capacitação, os brigadistas também receberam coletes de identificação, recurso que facilita a atuação e a rápida identificação da equipe de emergência durante um sinistro.

O responsável pela brigada sublinhou que o treinamento visa capacitar a brigada para uma atuação consciente e eficaz. "Não queremos que a atuação seja aleatória. Ao entenderem o funcionamento de cada parte do sistema, os brigadistas estarão mais preparados para tomar decisões assertivas e seguras em uma situação real de incêndio", concluiu.