sem título copy copy copy copyServidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) participaram, na manhã desta quarta-feira (14.11), da Campanha de Prevenção ao Diabetes. Idealizada pelo Serviço Social (Seras), a campanha integra a programação do Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro, tendo sido criada pela International Diabetes Federation (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção sobre a gravidade da doença e sobre o alarmante crescimento do número de casos em todo o mundo. A ação contou com a parceria do Laboratório Labchecap, que disponibilizou equipe de profissionais e material necessário para arealização do exame de glicemia.

Para viabilizar a participação dos servidores, foi montada uma estrutura no térreo do edifício Conselheiro Joaquim Batista Neves, a partir das 8 horas, com o objetivo sensibilizar e alertar para a importância de exames e cuidados preventivos para a saúde e qualidade de vida dos servidores.

DEPOIMENTOS

"Acho muito importante essas campanhas de conscientização. Deveria ter essa campanha sempre com uma certa frequência. Esse tipo de campanha garante mais a saúde dos servidores, precisa sempre ter medidas preventivas, ainda mais com a idade avançada que temos aqui".
Fernando Antônio Lima da Silva, 5ª CCE

"É bom saber que a instituição se preocupa com a saúde dos seus servidores. Precisamos cuidar da nossa saúde. E para mim foi muito bom, pois descobri que meu açúcar está alto. Agora tenho que procurar um médico para me orientar".

José Edivaldo Santos, Copa segundo andar

2018 11 Diabetes Portal 1CONSEQUÊNCIAS

As consequências do diabetes, a longo prazo, incluem disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos. Quando não controlado, traz consequências graves. É a causa mais comum de amputação de membros inferiores não-traumática. Pode provocar cegueira irreversível, doença crônica renal, partos prematuros e mortalidade materna.

O diabetes tipo 1 é capaz de reduzir a expectativa de vida da pessoa em média 15 anos. Para o tipo 2, a expectativa de vida é reduzida em 5 a 7 anos. Ainda, adultos com diabetes têm risco duas a quatro vezes maior de apresentar doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral.

PREVENÇÃO

1 – Prática regular de atividades físicas;

2 – Redução de peso (entre 5% a 10% do peso);

3 – Aumento da ingestão de fibras alimentares (frutas, verduras, legumes, cereais integrais);

4 – Restrição de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol (gorduras de origem animal, carne de porco, linguiça, embutidos em geral, frutos do mar, miúdos, vísceras, pele de frango, dobradinha, gema de ovo, mocotó, carne vermelha com gordura aparente, leite e iogurte integral, manteiga, creme de leite, leite de coco, azeite de dendê e chocolate), além de carboidratos simples (açúcar, mel, garapa, melado, rapadura e doces em geral);

5 – Evitar o hábito de fumar;

6 – Baixo consumo de bebidas alcoólicas.