doacaoEm 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Mais do que um reconhecimento àqueles que realizam esse gesto regularmente, a data busca incentivar outras pessoas a doarem sangue, que é fundamental para tratamentos de pacientes, cuidados de recém-nascidos e atendimentos emergenciais. Neste sentido, os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e dos Municípios (TCM/BA) aderiram a Campanha Nacional Junho Vermelho e disponibilizarão, a partir desta segunda-feira (3.06), até o dia 14 de junho (sexta-feira), transporte para doação de sangue no Hospital São Rafael.

Na tarde da última quarta-feira (29/05), um grupo de servidores lotados no Serviço de Assistência Social (Seras) do TCE/BA e no Núcleo de Recursos Humanos (NRH) do TCM, responsáveis pela campanha, iniciaram as doações. Para a psicanalista do Seras Josélia Melo, participar da ação foi como oferecer vida a outra pessoa. “Doar fortalece os laços, promove a solidariedade e cria ambiente de empatia e cooperação com o outro. Quem doa também pratica a consciência sobre a necessidade da sociedade, inspira outros a seguir o mesmo exemplo”, afirmou.

voluntarios copyA enfermeira do Seras Jeisa Riane reconheceu que, apesar de ter sido um ato simples, a doação “é um gesto nobre que pode salvar muitas vidas”. De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário atender alguns critérios básicos para doação, como ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial e pesar, no mínimo, 50 quilos.

Os servidores e colaboradores, que desejam participar da campanha, devem entrar em contato com o Seras (TCE/BA) ou NRH (TCM/BA) para formação dos grupos de doadores que necessitam de transporte. Os carros sairão do subsolo do edifício-sede das Cortes de Contas, com destino ao hospital, sempre às 9h30. Para mais informações, entre em contato com o Seras nos ramais 54685 e 54475.

Servidor(a), mostre que tem sangue nas veias e seja um doador!