Em continuidade ao curso de capacitação em Auditoria de Conformidade com base nas ISSAIs, sob a liderança do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo da Paixão Santos Araújo, um grupo de auditores da Corte de Contas baiana está apresentando o conteúdo sobre as normas internacionais de auditoria, sobretudo as ISSAIs 400 e 4000.
O secretário de Controle Externo (Secex), José Raimundo Aguiar, tratou dos princípios fundadores e basilares das normas de auditoria da Intosai, assim como sobre os princípios da auditoria do setor público, além de abordar todos os requisitos das fases da auditoria e contextualizar a geração de valor nas auditorias de conformidade, segundo os requisitos das ISSAIs.
Já o assessor jurídico do TCE, Wendel Ramos, apresentou a avaliação de riscos e suas técnicas, aplicando exercícios práticos, a exemplo da Matriz de SWOT.
O diretor do Cedasc, Edmilson Galiza, fez abordagem sobre documentação de auditoria e mostrou com é feito o registro da documentação no Sistema de Gerenciamento de Auditoria.
Em seu pronunciamento, o conselheiro Inaldo Araújo fez um histórico sobre a construção das normas de auditoria no mundo, dando ênfase ao papel do Instituto Rui Barbosa e do Tribunal de Contas da Bahia. Além da capacitação, por orientação do presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, foram iniciadas as tratativas para o compartilhamento das tecnologias da informação desenvolvidas pelo TCE para a utilização gratuita pelo Tribunal de Contas de Angola.
Confira abaixo vídeo da visita
https://www.youtube.com/watch?v=4KTJiBaCQHI&ab_channel=TvZimboOficial