radio guanambi copyApresentar dados sobre a transparência na administração pública, promover o debate sobre a participação cidadã no controle da gestão exercido pela sociedade e fortalecer o diálogo entre instituição e sociedade. Com este propósito, a Caravana da Ouvidoria, mais uma vez, cumpriu sua missão educativa e pedagógica ao visitar o município de Guanambi, nesta quarta-feira (01.06), e conceder entrevista para o Programa Jornal da Cidade, na Rádio Cultura de Guanambi AM 1.530 KHz.

O ouvidor Paulo Figueiredo foi entrevistado pelos radialistas Bonny Silva e Edmundo Macedo, que abordaram pautas sobre competências institucionais, controles interno, externo e social, administração pública, educação, corrupção, arrecadação de impostos, além do atendimento direto aos ouvintes.

Paulo Figueiredo apresentou para os profissionais de rádio materiais de divulgação do TCE/BA, como as revistas em quadrinhos “Você no Controle” e “Heróis da Cidadania conhecem o TCE”, além da “Versão Cidadã do Parecer Prévio sobre as Contas do Chefe do Poder Executivo 2014”. O material será repassado pelos radialistas às escolas e biblioteca pública de Guanambi.

pose radioO entrevistado forneceu o passo a passo para que os mais de 100 mil ouvintes, espalhados por mais de 70 municípios, possam auxiliar a Corte de Contas na fiscalização dos recursos públicos aplicados pelos gestores. “A intenção é informar a sociedade de  que quanto melhor se controlam os escassos recursos públicos, maior a possibilidade de utilizá-los para o aperfeiçoamento da Justiça e dos órgãos de controle”, ressaltou o ouvidor.

Para o radialista e um dos apresentadores, Bonny Silva, essa iniciativa chama a atenção da sociedade para exercer seu papel de agente fiscalizador. “Os ouvintes são orientados sobre as leis que regem a administração pública. Além de aumentar o nível de consciência e informação dos cidadãos, estimulando-os a cobrar os seus direitos junto às instituições de controle”.

“Pode-se dizer que o TCE/BA está indo aonde o povo está. A Ouvidoria estendeu seu atendimento para as mais distantes regiões do estado da Bahia. E eu não poderia deixar de destacar uma importante ferramenta de divulgação do trabalho do Tribunal e canal de comunicação, que é o WhatsApp, por meio do qual qualquer cidadão pode fazer a sua manifestação e se tornar um efetivo fiscal do Tribunal”, destacou o radialista Edmundo Macedo.

A Caravana da Ouvidoria segue agora para o município de Riacho de Santana.