Caravana da Ouvidoria encerra primeira etapa do sexto roteiro atingindo 540 mil ouvintesA Caravana da Ouvidoria – projeto itinerante idealizado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) – encerrou a primeira etapa do sexto roteiro de viagens atingindo um público de aproximadamente 540 mil ouvintes de três emissoras de rádio localizadas em Correntina, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa. A 44ª rádio visitada pelo ouvidor do TCE/BA, Paulo Figueiredo, foi a Rádio Bom Jesus AM 660 KRZ, em Bom Jesus da Lapa, durante o programa Jornal da Hora, que é apresentado pelos radialistas Fernando Abreu, padre Vilmar Correia e Erica Novaes.

Mais uma vez os microfones foram abertos para que o ouvidor divulgasse a missão, competências e projetos do TCE/BA, cumprindo um dos objetivos do Plano Estratégico 2014-2017, que é o de promover a aproximação entre o Tribunal de Contas do Estado e a sociedade. Paulo Figueiredo convidou os cidadãos a exercer o Controle Social, informando sobre o papel fiscalizador e pedagógico da Corte de Contas, que em 2016 chegou a 12,5 milhões de ouvintes.

radialistasSó nesta etapa, cerca de 350 mil ouvintes da rádio tiveram acesso ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tribunal e os cidadãos tomaram conhecimento de como ajudar a fiscalizar as contas dos gestores municipais e estaduais. O representante do TCE/BA deu um exemplo de que as obras públicas são como filhos, que precisam do olhar atento dos pais, da orientação e acompanhamento do crescimento. “A coisa pública é da conta de todos nós e sem o controle social será muito difícil fiscalizar todas as obras públicas do Estado”.

O servidor explicou ainda que a Ouvidoria é um dos setores mais importantes para o fortalecimento da relação entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e a sociedade. E lembrou que antigamente os Tribunais eram considerados verdadeiras caixas-pretas. “Os Tribunais eram instituições blindadas e inatingíveis. Ainda hoje alguns conselheiros ainda usam togas. Isso vem mudando. Saímos da nossa zona de conforto e realizamos esse trabalho para disseminar a mensagem de que o dever cívico do voto não se encerra na urna eletrônica”.

Em seguida, o ouvidor do TCE/BA apresentou os canais por meio dos quais o cidadão pode fazer suas manifestações à Ouvidoria: www.tce.ba.gov.br/ouvidoria, o 0800 284 3115 e o whatsapp 9902 0166.

Na oportunidade, foram distribuídos produtos institucionais do TCE/BA, a exemplo da “Versão cidadã do parecer prévio sobre as contas do chefe do poder legislativo no exercício 2014”, a revista em quadrinhos “Você no Controle” e a cartilha “Heróis da cidadania conhecem o TCE”.

"O projeto Caravana da Ouvidoria é muito importante e inovador. A presença de vocês, servidores do TCE/BA, aqui nos estúdios da rádio é uma prova de que a instituição está abrindo suas portas para a sociedade. A partir desses esclarecimentos, o cidadão passa a entender um pouco mais dos seus direitos e tomar decisões fundamentais para que as obras, serviços e políticas públicas ganhem celeridade e qualidade", afirmou o padre e radialista, Vilmar Correia.