Em Brumado, ouvidor Paulo Figueiredo concede entrevista ao programa Jornal da AlternativaUm convite ao cidadão para que auxilie o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) na fiscalização dos recursos públicos. Com esta mensagem, o ouvidor do TCE/BA, Paulo Figueiredo, está visitando 78 municípios de todas as regiões do estado para divulgar o projeto Caravana da Ouvidoria. Nesta terça-feira (26.07), a equipe da Caravana iniciou a quarta etapa do sexto roteiro e desembarcou em Brumado (Sudoeste da Bahia), onde o ouvidor concedeu entrevista ao programa Jornal da Alternativa, tendo sido recebido pelo chefe de jornalismo da Rádio Alternativa FM 97,9, Luciano Santos, e pelo radialista Paulo Marcos.

Paulo Figueiredo reiterou o convite para que os cidadãos se envolvam com o trabalho do Tribunal e forneceu insumos para as auditorias. A entrevista, que, segundo os dados fonercidos pela emissora, atingiu cerca de 158 mil ouvintes residentes em Brumado e mais 11 cidades circunvizinhas, girou em torno de temas como cidadania e administração pública. O ouvidor explicou os principais projetos desenvolvidos pela Corte de Contas, cuja finalidade é fortalecer os controles interno e externo, além de fornecer informações sobre acompanhamento de obras públicas e celebração de contratos e convênios e informar como o cidadão pode fazer suas manifestações à Ouvidoria, por meio do endereço eletrônico www.tce.ba.gov.br/ouvidoria, pelo telefone (0800 284 3115) e pelo Whatsapp (9902 0166). Ele explicou ainda que foram traçados nove roteiros de viagens ao interior e que a iniciativa já alcançou mais de 13 milhões de pessoas desde 2014.

“Nós estamos prontos para atendê-los. O cidadão precisa se conscientizar de que o controle social é o mais importante instrumento de fiscalização. É preciso deixar claro que os recursos do estado saem do bolso de cada um de nós por meio de impostos, taxas e contribuições. E a Ouvidoria é um dos setores mais importantes para o fortalecimento da relação entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e a sociedade”, explicou.

Para o radialista Paulo Marcos, o projeto desmistifica a impressão equivocada de que órgãos de controle estão afastados da população. “Com este projeto, vemos que esta situação está mudando. É bom ver que o TCE/BA está fazendo a sua parte buscando essa aproximação com a sociedade por meio deste influente meio de comunicação, que é o rádio".

As próximas cidades a serem visitadas pelo projeto Caravana da Ouvidoria são Jequié e Jaguaquara.